Translate

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Anita Prestes: "Salvemos a vida dos 5 heróis cubanos!"

 



A filha dos combatentes internacionalistas Olga Benário e Luiz Carlos Prestes, Anita Prestes, enviou a declaração (leia abaixo) para Aldo Fidel, cônsul comercial de Cuba em São Paulo, na qual conclama os povos do mundo a salvar as vidas de 5 heróis cubanos que estão presos injustamente nos EUA.

Anita, historiadora brasileira, nasceu em uma prisão nazista para mulheres em Bressinimstrasse e, com 14 meses de idade, graças à solidariedade internacional, foi viver com sua avó paterna, Leocádia Prestes. Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg e depois para Ravensbruck. Em fevereiro de 1942, pouco antes de completar 34 anos, Olga foi enviada para o campo de extermínio de Bernburg, onde ela foi assassinada em uma câmara de gás.

Na última carta que Olga escreveu para Carlos Prestes e para Anita, ela se despediu de ambos, sabendo que não tinha muito tempo de vida:

“Eu lutei pelo que é justo, para o bem e para um melhor mundo... Eu quero que você me entenda bem: me preparar para a morte não significa que eu desisti, mas sabê-la encarar de frente quando ela chega.”

Declaração
Como é do conhecimento geral, permanece a absurda violação dos direitos humanos perpetrada pelo governo dos EUA, dirigido pelo presidente Obama, prêmio Nobel da Paz, que, não obstante o clamor mundial, continua a manter na prisão quatro heróis cubanos – Antônio Guerrero, Fernando Gonzalez, Gerardo Hernandez e Ramon Labañino – e privar outro herói cubano, René Gonzalez, já libertado, do direito de regressar a sua pátria.

Na qualidade de filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, dois heróis internacionalistas, sou testemunha do valor inestimável da solidariedade internacional para salvar as vítimas da repressão e da sanha fascista. Considero-me filha da solidariedade internacional, pois fui salva das garras do fascismo por uma importante campanha mundial, liderada por minha avó Leocádia Prestes, a respeito da qual Pablo Neruda escreveu: “Hiciste grande, mas grande a nuestra América.”

Salvemos, pois, a vida dos 5 heróis cubanos!

Rio de Janeiro, março de 2012

Anita Leocádia Prestes
Historiadora e professora da UFRJ
 
 
 
Fonte: Sintese Cubana
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário