Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

VETA DILMA: O clamor popular


 




Por: Valdir Pereira


Será o clamor de todos os brasileiros conscientes, de norte a sul do país, em resposta a monstruosidade produzida pela Câmara Federal, na noite de ontem.

Numa sessão tumultuada em que o debate acirrado dos que defendiam um texto do Código Florestal mais equilibrado,  o texto do Senado, mais digerível para os ambientalistas, o que prevaleceu foi o relatório de Paulo Piau, um produtor rural confesso, concedendo, em seu texto, os benefícios da anistia aos desmatadores, reduzindo as APPs ao longo dos cursos d’água, mantendo o direito de exploração dos proprietários que desmataram encostas e topo de morros, as chamadas áreas consolidadas, retirando a obrigatoriedade de recomposição das áreas desmatadas, em desacordo com o Código Florestal vingente.

Ao longo do debate, os ruralistas mostraram suas garras: intimidando o governo chegando ao desplante de alguns deputados ruralistas, da tribuna da Câmara, chegarem a declarar “que este era um recado para o governo, que foi derrotado pela segunda vez e será derrotado mais uma vez se for necessário”. “Já estamos preparando mais um projeto para melhorar o novo Código”, declarou Moreira Mendes, PSD, pois acham ainda pouco o que conseguiram, precisam ampliar as conquistas, deixou claro.

Por 274 votos a favor e 189 contra foi rejeitado o texto do Senado, prevalecendo o relatório de Piau, que retira o direito das futuras gerações de viverem em um meio ambiente mais equilibrado. Mais uma vez prevalece o interesse da produção, do agronegócio, dos especuladores imobiliários, do capitalismo rural, dos desmatadores, enfim, em detrimento de um Código Florestal  autossustentável que possibilite uma produção menos predatória do meio ambiente, preservando nosso bioma mantendo nosso país na liderança da preservação ambiental e da defesa de nossa biodiversidade, a mais rica do mundo.

Por isso, nada mais justo que nosso governo, através de nossa presidenta, Dilma Rousseff,
exercendo seu poder constitucional, VETE os artigos que concedam Anistia a desmatadores e os que prejudicam os pequenos produtores rurais, os reais produtores de alimentos ofertados ao povo brasileiro, que merecem todo nosso respeito. Veto que terá o apoio de toda a sociedade organizada e de amplas massas da população que pensam em conquistar melhor qualidade de vida, para si e para seus filhos, num ambiente autossustentável.

VETA  DILMA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário