Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Gilmar Mendes afronta venezuelanos com "profunda ignorância", diz embaixador

Ministro do STF acusou Hugo Chávez de perseguir magistrados



  
 








Diplomatas venezuelanos criticaram nesta quarta-feira (30/05) declarações dadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil Gilmar Mendes ao jornal O Globo. Referindo-se a "ações orquestradas contra o Supremo", o magistrado afirmou que o Brasil não poderia se comportar como a Venezuela, país onde seu líder, Hugo Chávez, supostamente "mandou até prender juiz".

De acordo com o embaixador venezuelano em Brasília, Maximilien Arveláiz, Mendes teria agido de forma "ignorante" e "indecorosa". Em nota emitida pela embaixada, o diplomata diz que "as declarações do ministro do STF Gilmar Mendes ao jornal O Globo, se de fato ocorreram, constituem uma afronta à população venezuelana”, o que demonstra “profunda ignorância sobre a realidade” do país.


Desde terça-feira (29/05), Gilmar Mendes tem declarado à imprensa seu incômodo com a suposta atitude do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante um possível encontro dos dois com o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim. De acordo com uma reportagem publicada pela revista Veja, Lula teria pedido a Mendes que postergasse o julgamento do mensalão.

Leia abaixo a íntegra da ​nota emitida pela Embaixada da Venezuela no Brasil:

Nota oficial Embaixada da República Bolivariana da Venezuela

As declarações do ministro do STF Gilmar Mendes ao jornal O Globo, se de fato ocorreram, constituem uma afronta à população venezuelana, e demonstram profunda ignorância sobre a realidade de nosso país.

Nossa Constituição, elaborada pela Assembleia Constituinte e referendada pelas urnas, determina a separação de poderes, estabelece direitos de cidadania e configura os instrumentos judiciais cabíveis, ou seja, o presidente da Venezuela não manda prender cidadão algum, independentemente do cargo que ocupe.

Recorrer à desinformação para envolver a Venezuela em debates que dizem respeito apenas aos brasileiros é uma atitude indecorosa - ainda mais partindo de um ministro da mais alta corte da nação irmã - e não reflete a parceria histórica entre Brasil e Venezuela.

Maximilien Arveláiz

Embaixador da República Bolivariana da Venezuela no Brasil

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário