Translate

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Russos e iranianos discutem Síria e programa nuclear

MRE russo e iraniano discutem Síria e programa nuclear
Photo: RIA Novosti

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, chamou de provocação as tentativas de interpretar o plano de Kofi Annan como uma exigência para que a Rússia force o governo sírio a cessar fogo.


Esta declaração foi feita pelo ministro depois das negociações com seu colega iraniano, Ali Salehi. Além da questão síria, os dois ministros discutiram o programa nuclear iraniano.
A visita do ministro do Exterior russo ao Irã foi anunciada no sábado, alguns dias após a reunião dos presidentes da Rússia e do Irã na Cúpula da Organização para Cooperação de Xangai, em Pequim. As conversações entre os dois países foram ampliadas em um contexto de tentativas de criar obstáculos ao plano de Kofi Annan sobre a regularização do problema sírio. Além disso, a reunião fez-se necessária, uma vez que a reunião do "sexteto" de mediadores  sobre o programa nuclear iraniano deverá ser realizada no dia 18-19 de junho, em Moscou. Ela contará com a participação da Rússia, EUA, Inglaterra, França, China e Alemanha. O Irã será representado pelo chefe do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Said Jalili. Além disso, na reunião estará presente a chefe da diplomacia européia, Catherine Ashton.
A reunião deverá ser uma etapa importante nas negociações sobre o programa nuclear iraniano, ressaltou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Moscou defende o uso de métodos diplomáticos para a resolução deste problema e espera que haja um diálogo construtivo entre todos os participantes da reunião em Moscou.
"Nós falamos sobre os preparativos da reunião de Moscou, que tratará do programa nuclear iraniano. A reunião deverá ser realizada juntamente com o grupo "3+3" e o Sr. Jalili. Obviamente, durante a reunião com ele, nós iremos dar uma atenção adicional ao assunto. Nós acreditamos que os nossos colegas iranianos estão interessados em um acordo, que deverá dar continuidade ao diálogo. Faremos de tudo para que nosso objetivo seja atingido."
A questão da resolução do problema sírio é mais uma parte importante das últimas negociações. Moscou insiste na presença de Teerã na conferência Internacional sobre a Síria. Serguei Lavrov ressaltou que a conferência deverá verificar quais os participantes que defendem realmente o plano de Annan. Ao mesmo tempo, o ministro das Relações Exteriores destacou que, na primeira etapa da conferência, os representantes sírios não irão participar.
"O nosso intuito é reunir todos os principais jogadores na primeira etapa. Os sírios irão ser incluídos mais tarde, caso a ideia dê certo. Dentro deste formato, que prevê a reunião com 15 representantes, queremos que cada um dê a sua opinião. Para isso, é necessário que cada um dos participantes use as suas influências nas partes sírias e forçar, deste modo, o fim da violência, como exigem o plano de Kofi Annan e a resolução do CS."
Durante a entrevista coletiva, os ministros destacaram a proximidade das posições russas e iranianas sobre a Síria. Ao mesmo tempo, Lavrov ressaltou que Moscou não atua como advogado dos regimes do Oriente Médio, mas está interessada apenas em defender as normas e princípios do Direito Internacional.

Fonte: ruvr.ru

Nenhum comentário:

Postar um comentário