Translate

terça-feira, 17 de julho de 2012

Vo Nguyen Giap: Uma lenda viva


       

Havana (Prensa Latina) O general Vo Nguyen Giap soma às derrotas de três poderosos exércitos de potência mundiais a vitória contra o tempo, ao ultrapassar um século de vida e um destacado trabalho intelectual, pouco conhecido pelos admiradores de suas históricas façanhas bélicas.

  Considerado como um dos maiores militares de todos os tempos, por sua estratégia de não retroceder jamais, este herói vietnamita representa toda uma lenda viva.

Ainda que não tenha conhecido Che Guevara, se comunicava com ele por cartas, leu seus discursos e o livro Guerra de Guerrilhas, que qualificou de ensino metodológico imprescindível para os novos combatentes, segundo disse a este jornalista em entrevista que ofereceu em Hanói pelo 30 aniversário da batalha de Dien Bien Phu, que pôs fim ao colonialismo francês na Indochina.

Giap tinha nesse momento 73 anos, com uma energia e lucidez espantosas. As sequelas da guerra pareciam não ter deixado impressões. No afã pela entrevista que lhes foi negada a destacados colegas de outros países, li o questionário, e o entreguei com um gesto amigável, como para não machucar.

Depois de uma pausa, falou e me olhou sorrindo. Agora só umas fotos no pátio da chancelaria e depois que conheça Dien Bien Phu, continuamos o trabalho, disse, e foi a melhor maneira de explicar que tinha exercido o ofício desde jovem e durante anos.

De origem camponês, Giap nasceu na aldeia de An Xa, província de Quang Binh, no dia 25 de agosto de 1911. Em sua etapa de estudante, foi expulso da Escola Nacional de Hue, antiga capital imperial, por participar em greves estudiantis.

Foi o primeiro homenageado como aluno eminente de toda Indochina ao se graduar em filosofia, para mais tarde se licenciar em Direito com Diploma de Ouro e iniciar seu trabalho como professor em vários centros até obter uma cátedra de professor de História no Instituto de Hanói.

Como jornalista, escreveu para os rotativos Notícias, Nossa Voz e Trabalho, entre outros meios de imprensa e em 1939, foi editado seu livro: A questão camponesa, primeiro dos mais de 70 que escreveu ao longo de sua vida de mais de século, publicados em diferentes idiomas e impressos em muitos países.

Ascendido a general em 1948 por Ho Chi Minh, por suas vitórias contra os invasores, conseguiu mais tarde pôr de joelhos três poderosos impérios: Japão, França e Estados Unidos.

Como escritor, soube combinar a temática militar com a economia e a política, exposta de maneira brilhante em uma de suas obras mais famosas, Guerra Popular (1961), na qual qualifica esses fatores de trilogia necessária para poder atingir o triunfo.

Em seu livro O caminho para Dien Bien Phu, descreve a odisseia de passar um exército por intrincadas montanhas com todos seus equipamentos militares, incluídos canhões, audácia que os franceses consideravam impossível. Poliglota, amante da poesia e da música, o longevo general do eterno sorriso se desempenhou em 1978 no setor científico e de educação, com o cargo de vice-ministro desses ramos. Seu livro Assuntos da ciência e a educação, resulta uma obra de grande valor para as novas gerações.

Seu pensamento tático-estratégico se resume em um axioma que desenvolveu em vários de seus escritos: "Graças ao poder de sua cultura tradicional, os vietnamitas sabem combinar seu resolvido espírito de combate em defesa do país com a arte criativa, para construir um princípio militar original que é a doutrina militar do Viet Nam".

Dedicou recentemente ao povo cubano sua obra Guerra do Povo, Exército do Povo, como uma saudação de solidariedade e vitória, exposta na Feira Internacional do Livro de Havana, com grande acolhida dos leitores.

*Colaborador da Prensa Latina

Fonte: Solidários

Nenhum comentário:

Postar um comentário