Translate

sábado, 1 de setembro de 2012

Nos EUA, convocam evento de solidariedade com Os Cinco

 

O Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco Heróis Cubanos presos nos Estados Unidos convocou a uma vigília informativa para o 14 de setembro nesta capital, com motivo do 14 aniversário de sua detenção.
O evento tem ademais como objetivo atualizar os participantes acerca das novas evidências legais do caso, e se organiza em cooperação com o Instituto para o Estudo de Políticas, uma entidade progressista que defende os movimentos de justiça social.
Uma declaração jurada a favor de Gerardo Hernández, será apresentada pelo advogado Martin Garbus num Tribunal Federal em Miami proximamente, para buscar a anulação de sua condenação de duas correntes perpétuas mais 15 anos.

O orador principal do ato será o lutador independentista porto-riquenho Rafael Cancel Miranda, quem permaneceu 25 anos em prisões estadunidenses e recebeu uma anistia em 1979.
Falarão também o advogado José Pertierra, que representa ao Governo de Venezuela no caso de Luis Posada Carriles, bem como Tom Hayden, líder estudiantil estadunidense na década dos anos 60 e ativo lutador pela liberdade dos Cinco.
Lawrence Wilkerson, coronel retirado do Exército dos Estados Unidos e exjefe do Gabinete do Secretário de Estado Colin Powell, estará também entre os oradores.
Gerardo Hernández, Ramón Labañino, René González, Antonio Guerrero e Fernando González foram apresados faz 14 anos nos Estados Unidos e receberam duras condenações num julgamento político amanhado em Miami, violatório de leis estadunidenses e do Direito Internacional.
René González cumpriu sua sentença de 13 anos mas, desde que foi posto em liberdade em outubro passado, deve permanecer em Flórida baixo liberdade supervisionada por dois anos e médio mais.
Estes homens encontravam-se nos Estados Unidos para monitorear atividades de grupos terroristas contra Cuba que operam no sul de Flórida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário