Translate

domingo, 18 de novembro de 2012

A direita adora essa “esquerda”

 

Messias Pontes *


A cada eleição no Brasil a direita (PSDB, DEMO e PPS) mingua mais e o futuro desses partidos é a fusão ou a extinção. Mas esse processo pode demorar mais do que se pode prever, já que há setores da esquerda, ou que se dizem de esquerda, que podem dar uma sobrevida às forças do atraso.

Sem bandeiras, sem propostas e, sobretudo, sem credibilidade, a direita busca uma tábua de salvação na “esquerda” que ela adora, e está apostando todas as suas fichas na miopia política dessa gente. A estratégia, em especial dos tucanos, é atrair para o seu campo o PSB que foi o partido que, proporcionalmente, mais cresceu nas últimas eleições.

Neste sentido os tucanos estão dispostos até ceder a cabeça de chapa para os socialistas como já enfatizou o ex-senador Arthur Virgílio Neto, prefeito eleito de Manaus na eleição do mês passado. Ele defendeu uma chapa encabeçada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) com o atual governador Eduardo Campos (PSB-PE) na vice, mas admite ceder a cabeça de chapa para o socialista pernambucano, ficando a vice com o senador mineiro. É aquela história de dar os anéis para não perder os dedos.

E por uma questão de miopia e pequenez políticas de setores da “esquerda”, os tucanos esperam de braços abertos a decisão do PSB para as eleições presidenciais de 2014. E sabem que podem contar com a substancial ajuda de pelo menos uma tendência petista, no caso a chamada DS da prefeita Luizianne Lins, que está fazendo tudo para jogar o PSB nos braços da direita.

A exemplo de setores marginais da torcida do Fortaleza Esporte Clube que depredaram o Estádio Presidente Vargas no último domingo após a derrota do time para o Oeste do Rio de Janeiro por 3 a 1, esses petistas também não sabem perder com dignidade. Em toda disputa há vencedor e perdedor, e o feio não é perder, mas não saber perder.

O candidato petista derrotado à Prefeitura de Fortaleza em 28 de outubro última, Elmano de Freitas, bem que poderia ter telefonado para o vencedor Roberto Cláudio (PSB) parabenizando-o pela vitória. Luizianne Lins poderia, a exemplo do que fez a presidenta Dilma Rousseff, ter ligado para o governador cearense Cid Ferreira Gomes cumprimentando-o pela vitória do seu candidato. Porém falta-lhes grandeza e urbanidade.


Portal Vermelho
Insistir no rompimento com o governo Cid Gomes, como vem fazendo Luizianne e seus asseclas, seguindo na contramão da estrada que está sendo cimentada pela Presidenta Dilma com relação a 2014 é tudo que mais deseja o demotucanato.

A bem da verdade, não é a primeira vez que Luizianne faz o jogo da direita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário