Translate

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

China realiza Congresso do Partido Comunista em momento crucial

   

  
Imagen activaBeijing, 7 nov (Prensa Latina) O XVIII Congresso Nacional do dirigente Partido Comunista da China (PCCh) começará amanhã um período de discussões que serão determinantes para marcar o rumo político, econômico e social deste gigante asiático nos próximos cinco anos.
Na opinião da agência estatal de informação Xinhua, esta grande reunião que sessionará no Grande Palácio do Povo, nesta capital, é "um evento crucial para o futuro da China".

Os 2.270 delegados que participarão deste Congresso terão entre suas tarefas relevantes a de substituir sua atual direção, liderada pelo presidente Hu Jintao, de 69 anos, por uma nova geração de políticos chineses liderados pelo vice-presidente Xi Jinping, 10 anos mais jovem que ele.

A esperada eleição de Xi como novo secretário geral do PCCh lhe converte de fato no próximo presidente da China, o que será ratificado na reunião anual da Assembleia Popular Nacional (Parlamento), prevista para março de 2013.

Esta substituição na direção política da China, quando o presidente Hu chega ao limite de 10 anos de mandato, fixados pelo próprio PCCh, ocorre no momento em que o país se encontra no caminho de uma nova etapa histórica, na qual deve transformar seu modelo de crescimento econômico, afirmam analistas.

Segundo a agência Xinhua, isso quer dizer que a nova direção chinesa não só deverá continuar aprofundando o processo de reformas econômicas, como também a construção de uma sociedade próspera em todos os sentidos, após mais de 30 anos de um rápido crescimento econômico que não deu atenção suficiente a importante fatores sociais.

Nesse sentido, funcionários governamentais chineses de alto escalão indicaram que o dirigente Partido Comunista, em seu XVIII Congresso, deverá aprovar políticas que estabeleçam a maneira de satisfazer as necessidades da população, resolver seus problemas de vital interesse e melhorar sua qualidade de vida.

A tarefa essencial daqui em diante é conseguir a igualdade social, o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente, disse o vice-ministro chinês do Exterior Zhang Kunsheng durante um encontro com jornalistas da América Latina e do Caribe, convidados em ocasião do XVIII Congresso do PCCh.

Mais de 1.700 jornalistas estrangeiros viajaram a Beijing para cobrir essa reunião, durante a qual estão previstas renovações no Comitê Central e no Birô Político, assim como no Comitê Permanente desta alta instância do PCCh.

Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário