Translate

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

População reergue estátua de Stalin na Geórgia



 
 Moradores reerguem estátua de Stalin na GeórgiaDois anos atrás, após ganhar cerca de 150 euros num trabalho temporário, o aposentado Lazarishvili pagou cerca de 40 euros para restaurar a pintura e o bronze de uma estátua de Stalin que ficava em sua cidade natal, Telavi, na parte oriental da Geórgia. Não muito tempo depois, o governo de direita de Saakashvili confiscou a estátua sob a alegação de que ela representava “ideais soviéticos”.
Para Lazarishvili isso foi um tapa em seu rosto. “Stalin foi a pessoa mais humana”, disse Lazarishvili contemplando outra estátua de Stalin, esta na cidade de Zemo Alvani. “Ele amaparava as pessoas pobres e nunca puniu nem 1% (um por cento) daqueles que mereciam punição. Deveríamos imita-lo no seu cuidado com as pessoas”.
Naquele dia a cidade de Zemo Alvani celebrava o aniversário de Stalin com o retorno da estátua, mas em 2011 a mesma campanha anti-soviética removeu também este monumento, além de vários outros em diversas cidades. Os cidadãos de Alvani esconderam a estátua em uma fábrica de sorvetes abandonada mas acabaram danificando-a no processo.
Após as eleições de outubro último, que varreram o partido direitista de Saakashvili do poder, os cidadãos de Zemo Alvani se sentiram livres para restaurar a estátua e retorna-la para o que consideravam seu devido lugar.
Eles coletaram dinheiro e reinauguraram o monumento no dia do aniversário de Stalin.
Entre o público presente havia pessoas que viveram durante os anos de Stalin. Alguns dedicaram poemas ao líder bolchevique, lembrando a educação gratuita no período soviético.
Havia também diversos jovens que nem chegaram a conhecer o governo soviético, menos ainda a liderança de Stalin, mas demonstrando enorme entusiasmo.
Tsiskarishvili pagou parte da restauração da estátua de Stalin Visitante em Zemo Alvani
Levan Otiuridze, um estudante de direito de 22 anos da Universidade de Tbilisi, afirmou que a juventude foi a força motriz neste processo de restauração.
“Sabemos que toda essa informação negativa sobre Stalin é fabricada”, afirmou. “Esperamos que este novo governo respeite nossa posição, caso contrário os tiraremos de lá”.
“Eu vim aqui porque eu amo Stalin e amo o meu povo”, disse Phatima Patishvili, moradora de Zemo Alvani. “Eu me lembro quando tinha 12 anos o quanto minha avó chorou quando Stalin morreu”.
A vontade do povo
Enquanto a cidade de Zemo Alvani celebrava a restauração do monumento, a cidade de Gori, berço de Stalin, estava em meio à reconstrução de um parque que irá abrigar sua própria estátua do líder soviético – a mesma que foi removida da praça principal em 2010 sob protestos da população.
Esta estátua, erigida em 1952, um ano antes da morte de Stalin, foi movida então para o Museu Joseph Stalin, em Gori.
Soso Vakhtangishvili, parlamentar eleito no ano passado, afirma que se os moradores estão exigindo a restauração da estátua então isso deve ser uma prioridade para o governo local.
“Se as pessoas querem a estátua de Stalin de volta o governo local deve encaminhar essa questão”, disse.
O aposentado Lazarishvili retornou à sua cidade, Telavi, na noite seguinte à comemoração do aniversário de Stalin em Zemo Alvani.
“Olhando para aquela estátua eu sinto que Stalin e suas ideias estão vivas”, afirmou.
Glauber Ataide
 
Fonte: AVERDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário