Translate

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cubanos vão às urnas eleger deputados e delegados provinciais

       

  
Cubanos vão às urnasHavana, 3 fev (Prensa Latina) Mais de 8,63 milhões cubanos devem comparecer hoje às urnas para elegerem os 612 deputados ao Parlamento e os 1.269 delegados às 15 assembleias provinciais do Poder Popular. Segundo dados da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), em toda a ilha, foram abertos 29.957 colégios, onde trabalham 226 mil autoridades, das quais cerca de 150 mil como mesárias.

Os cidadãos deverão exercer o voto livre, igual e secreto, conforme estabelecido na Lei Eleitoral de 1992, em duas cédulas, uma de cor verde para os deputados e outra branca, para os delegados provinciais.

Os 612 candidatos ao Parlamento, e 1.269 às assembleias provinciais, têm 49 por cento de mulheres, 37 de negros e mestiços e 82 de graduados do ensino superior, além de uma média de idade de 48 anos.

Cerca de 26 mil jovens compareceram às urnas pela primeira vez, em um país no qual a incorporação à lista de eleitores é feita quando os cidadãos cumprem os 16 anos.

De acordo com a legislação vigente, somente as pessoas condenadas judicialmente e as afetadas com incapacidade mental estão impedidas de votar.

50 por cento dos candidatos a ocuparem assentos nos órgãos do poder popular fazem parte dos 14.537 vereadores eleitos em outubro e novembro passados, quando mais de oito milhões de cubanos votaram nas eleições municipais.

Naquele momento, os candidatos a vereador foram selecionados após 51 mil reuniões de bairro, nos quais foram propostos por seus méritos.

A outra parte dos candidatos a deputados e delegados provinciais foram nomeados pelas organizações de massa (de trabalhadores, mulheres, camponeses e estudantes), que se reúnem nas comissões de candidatura.

Em declarações aos jornalistas nesta capital, a presidenta da CEN, Alina Balseiro, assegurou que estão dadas condições para o sucesso da votação.

A servidora pública comentou que as autoridades eleitorais receberam treinamento, e que no domingo passado foi realizada uma simulação para preparar o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário