Translate

sábado, 1 de junho de 2013

Terroristas sírios são presos na Turquia com gás Sarin



Autoridades turcas detiveram dois membros da organização radical islâmica síria Frente al-Nusra, que portavam dois quilogramas de gás Sarin, informou nesta sexta-feira (31) a imprensa local.
Os presos pretendiam empregar essa substância, considerada desde 1991 pela ONU como um arma de destruição em massa, neste mesmo fim de semana, destaca o jornal Zaman.

De acordo com o jornal Taref, os implicados queriam realizar um ataque terrorista como parte das ações violentas praticadas por grupos armados contra o governo sírio, nas quais a maioria das vítimas são civis.

A Frente al-Nusra, que opera na Síria, reconheceu no último dia 10 de abril seus vínculos com a rede Al-Qaida, responsabilizada com vários dos atentados à bomba dos últimos meses no estado do Oriente Médio.
A ex-juíza do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia Carla del Ponte reconheceu que existem elementos para confirmar a utilização do gás Sarin pelos grupos terroristas sírios.
Após o duplo atentado do último dia 11 na localidade de Reyhanli, fronteiriça com a Síria, com um saldo de 53 mortos, as autoridades turcas reforçaram as medidas de segurança que permitiram as mencionadas detenções.

Damasco desmente as acusações ocidentais e dos líderes dos bandos armados e mercenários do suposto uso de armas químicas pelo Exército Árabe Sírio e, pelo contrário, demonstra provas do uso delas pelos terroristas que procuram derrubar o governo de Bashar al-Assad.
O governo sírio denúncia também a cumplicidade de Turquia na preparação de grupos armados que depois operam no estado árabe.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário