Translate

domingo, 25 de agosto de 2013

Damasco tacha de "conspiração" as denúncias sobre uso de armas químicas

De  operamundi    



Para governo sírio, declarações se justificam após grupos opositores terem sentido que fracassaram


O primeiro-ministro sírio, Wael al Halqi, afirmou neste domingo (25/08) que as denúncias sobre a utilização de armas químicas por parte do regime de Damasco são "uma conspiração barata e clara" impulsionada pelos rebeldes.

Em reunião com o embaixador chinês na Síria, Zhang Xun, Al Halqi ressaltou que essas alegações foram feitas por "grupos terroristas e jihadistas armados após sentir seu fracasso".

O chefe de governo destacou, segundo as declarações divulgadas pela televisão síria, que os terroristas fracassaram em nível militar, político e econômico, e, por isso, "recorreram a falar do uso de armas químicas".

A oposição síria denunciou na quarta-feira passada (21/08) a morte de mais de mil pessoas em Guta Oriental e outras áreas da periferia de Damasco, em um suposto ataque com armas químicas perpetrado pelo regime.

As autoridades sírias negaram a autoria desse ataque e hoje autorizaram a visita a essa zona da missão da ONU encarregada de investigar o uso de armas químicas na Síria.



Al Halqi assegurou também que, na atualidade, a Síria está interessada em lutar contra o terrorismo e reconstruir o que os extremistas destroem.

Por sua parte, o embaixador chinês disse que seu governo está ciente do assunto das armas químicas e desempenhará "um papel positivo no Conselho de Segurança (da ONU) e na comunidade internacional".

Xun reiterou que Pequim rejeita a ingerência estrangeira na crise síria e defendeu uma solução política ao conflito, que começou em março de 2011 e causou mais de 100 mil mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário