Translate

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Foguete chinês pronto para lançamento a Lua


Escrito por Camila Carduz



Beijing, 27 out (Prensa Latina) O foguete Longa Marcha 3B, que transportará o módulo chinês Chang''e-3 em sua próxima viagem à Lua, iniciou hoje o caminho desta capital até o Centro de Lançamentos de Xichang, enquanto 10 cosmonautas são avaliados para essa missão.
De acordo com informações divulgadas hoje em Beijing, o foguete portador esta sendo levado de trem para a região do sudeste chinês onde se encontra o Centro de Lançamentos de Xichang, em uma longa viagem que se estenderá até sexta-feira.

Esta nova versão da Longa Marcha está equipada com novas tecnologias e sua confiabilidade foi melhorada, segundo informou a Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional.

A nota acrescentou que desde setembro a nave Chang'e-3, encarregada de realizar a primeira viagem à Lua onde chegará no final deste ano, se encontra em uma fase de testes que ocorrem satisfatoriamente.

Já o jornal Beijing Times informou hoje que um júri integrado por 14 especialistas escolheu os 10 candidatos finais para essa histórica viagem, que possivelmente será em dezembro, e na próxima semana serão votados os três nomes mais populares.

O Chang'e-3 terá a missão de circular a órbita lunar, escolher o melhor lugar para alunizar, através do uso de sensores ópticos e de micro ondas que evitarão rochas e crateras, explicou um alto servidor funcionário da Corporação Aeroespacial de Ciência e Tecnologia da China.

Essa missão lunar faz parte da segunda das três etapas do programa espacial de China, que tem como objetivo construir uma estação de vários módulos em 2020.

O programa espacial da China contempla o lançamento em 2015 de um novo laboratório espacial, o Tiangong-2, e o coração do módulo da estação espacial três anos depois, o primeiro passo para sua estação multi-módulos em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário