Translate

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Aliados de Bo Xilai criam novo partido político na China


Legenda desafia sistema de Partido Comunista, que rejeita legitimidade de qualquer grupo de posição

Um coletivo de suporte a Bo Xilai, ex-líder do Partido Comunista chinês condenado a prisão perpétua em setembro deste ano por corrupção e abuso de poder, anunciou a criação de um novo partido político, intitulado Zhi Xian, ou "a Constituição é a autoridade suprema".  
O grupo também nomeou de Xilai como "presidente vitalício" do partido, por ter sido um dos políticos com maior projeção na China e um representante da corrente neomaoísta do Partido Comunista.

De acordo com o jornal South China Morning Post, a legenda foi formada nesta quarta-feira (06/11), dias antes da negociação de líderes do Partido Comunista que se iniciou neste sábado (09), cujo objetivo é discutir reformas econômicas no país.
Desde que chegou ao poder em 1949, o Partido Comunista não aceita a criação de nenhum partido que faça oposição ao governo.

No entanto, uma das fundadoras do Zhi Xian, Wang Zheng, professora de Comércio Internacional no Instituto de Ciências Econômicas e Gestão de Pequim, afirmou que tal ação é “legal e razoável”, e que não contraria a lei chinesa.

Em carta aberta publicada na internet no dia depois de formado novo partido, Zheng explica que é uma professora comum, que nunca conheceu pessoalmente Xilai, mas que sua figura a inspirou.

Ela afirma ter ficado impressionada pela atitude combativa que o ex-líder teria mostrado em seu julgamento no fim de agosto, no qual foi acusado de suborno, desvio de dinheiro e abuso de poder.

A professora, porta-voz da legenda que desafia o sistema do Partido Comunista, rejeitou ter sido perseguida pelas autoridades chinesas depois de publicada a carta aberta.



*Com informações de agências internacionais

Publicado em operamundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário