Translate

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Diplomatas egípcios na Líbia são evacuados após sequestros


Escrito por Camila Carduz

Imagen activa

 Diplomatas egípcios em Trípoli, a capital Líbia, foram evacuados ontem à noite depois do sequestro de cinco servidores públicos, soube-se hoje nesta capital.
Entre os sequestrados na sexta-feira estão os agregados administrativo e cultural, conforme informações difundidas aqui por fontes oficiais.

Por sua vez, um porta-voz da chancelaria líbia disse à imprensa que ainda se desconhece o motivo dos sequestros e que a situação é investigada pelas autoridades competentes.

Meios locais reportaram que a embaixada líbia no Cairo considera que "o sequestro dos servidores públicos egípcios pode ser uma represália pela detenção na cidade nortenha de Alejandría de Abu Obedia El Zawi, chefe da milícia armada Câmara de Operações Revolucionárias (COR).

A COR é um dos grupos irregulares que serviram para ocultar a agressão militar da OTAN que destituiu em 2011 o Governo liderado pelo assassinado Muamar Gadafi e reivindicou o sequestro por várias horas em outubro passado do primeiro ministro líbio Ali Zeidan.

O sequestro de Zeidan seguiu à captura na Líbia por forças especiais estadounidenses em outubro passado de Abu Nadas Al Libi, a quem Washington responsabiliza os atentados contra suas embaixadas em Kenya e Tanzânia na década de 90 do século passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário