Translate

sábado, 18 de janeiro de 2014

Aviões russos protegerão transporte de armas químicas sítias



Escrito por Camila Carduz

Moscou, 17 jan (Prensa Latina) O Estado Maior da Armada russa afirmou hoje que unidades dos porta-aviões da Frota do Norte Almirante Kuznetsov garantirão a proteção aérea no transporte de armas químicas sírias para sua destruição.
Depois de repor suas reservas de água, alimentos e combustível, o porta-aviões e a equipe naval que integra sua escolta entrou no Mediterrâneo pelo Gibraltar e se dirige à região oriental, em frente à costa da Síria, afirmou esse comando, citado pelo Itar-Tass.

A fase naval da operação para destruir com segurança o potencial químico do Exército sírio disporá desta proteção e a de outras unidades da Frota que a Rússia mantém no Mediterrâneo, concluíram as fontes.

O maior cruzeiro nuclear porta-míssieis da Frota russa, Pedro o Grande, foi enviado anteriormente para essas águas e participará também da operação.

Eystein Kvarving, porta-voz do comando de dois cargueiros e duas fragatas enviadas pela Dinamarca e Noruega para transladar os agentes químicos, elogiou a presença desta fortaleza e a do navio chinês Yancheng.

As unidades navais da Rússia e China não estarão subordinadas ao comando dinamarquês-noruego, com o qual sim coordenarão suas ações, explicou.

Este reforço contribuirá dando segurança adicional durante o translado dos contêineres com agentes químicos desde o porto sírio de Latakia até um italiano, onde deverão ser acomodados na embarcação estadunidense que se ocupará de sua destruição, informou-se.

A Organização para a proibição das Armas Químicas (OPAQ) planificou embarcar no porto sírio de Latakia os elementos mais perigosos do arsenal de Damasco, os quais deveriam ter saído em 31 de dezembro para a Itália, o que não se cumpriu por falta de segurança.

Sigrid Kaag, chefa da missão de desarmamento da OPAQ, minimizou importância a esse atraso e recordou a complexidade desse plano, que requer muitos preparativos.

A data realmente importante é 30 de junho porque é para quando está designada a destruição total desses arsenais, disse a especialista à imprensa.

A Itália, por sua vez, ofereceu um de seus portos para acomodar essas substâncias prejudiciais ao barco estadunidense Cape Ray, onde serão neutralizadas através do procedimento tecnológico de hidrólises.

Os ministérios russos de Exteriores e Defesa ratificaram recentemente o compromisso de contribuir com unidades navais e outros meios com a missão de proteger o comboio que transportará as armas químicas sírias para sua destruição.

Estamos dispostos a proporcionar navios da Armada para escoltar o comboio com as substâncias tóxicas e assim garantir a segurança da operação, disse o chanceler, Serguei Lavrov, em declarações à imprensa russa.

Fonte: Pensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário