Translate

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Cuba apresenta oportunidades de negócios ante empresários franceses


Escrito por Carmen Esquivel Sarría

 Paris, 4 jul (Prensa Latina) Cuba apresentou hoje ante o Movimento de Empresas da França (Medef) as facilidades da nova Lei de Investimento Estrangeiro e os atrativos do projeto da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM), no ocidente do país.
No encontro, a vice-ministra cubana de Comercio Exterior e Investimento Estrangeiro, Ileana Núñez, explicou que a lei está orientada à diversificação e ampliação das exportações, a substituição de importações, o desenvolvimento da produção de alimentos e o acesso às tecnologias.

Nós queremos atrair projetos integrais que gerem encadeamentos produtivos, disse a vice-ministra, e falou entre as prioridades, sobre a ZEDM, localizada perto da capital cubana.

Núñez explicou que há 11 setores principais entre os que inclui o agrícola, a indústria açucareira, a farmacêutica e biotecnológica, a agro alimentária, a energia e minas, o turismo e o transporte.

Por sua vez, Thierry Courtaigne, diretor general de Medef Internacional, destacou que a relação com Cuba data de muitos anos e França é um dos mais importantes sócios comerciais europeus desse país.

O também vice-presidente do Medef lembrou as recentes visitas feitas a Havana pelo chanceler galo, Laurent Fabius, e a secretária de Estado encarregada do Comercio Exterior, Fleur Pellerin.

Mesmo assim, falou sobre a importância de que a França tem sido o invitado de honra da passada Feira Internacional de Turismo em Havana e a vontade de ambos os países de incrementar os vínculos.

No encontro, a diretora geral de Investimento Estrangeiro do Ministério de Comercio Exterior e o Investimento Estrangeiro (MINCEX) de Cuba, Deborah Rivas, explicou amplamente as facilidades, garantias e seguridade jurídica da nova lei, aprovada pelo parlamento em 29 de marco.

Por sua vez, Yanet Vazquez, diretora adjunta da ZEDM, se referiu á posição privilegiada que ocupa essa área, localizada a só 45 quilômetros da cidade de Havana e no centro do comercio do Caribe e as Américas.

A delegação cubana, que faz um percorrido por seis países europeus está composta também por Celia Labora, diretora de Relações Internacionais da Câmara de Comercio; e Adriana Barceló, diretora geral de Administração Industrial do Ministério de Indústrias.

Integram também a comitiva José Daniel Alonso, diretor de negócios do Ministério de Turismo, e Vivian Hichtman, diretora de Regulação e Controle do Ministério de Energia e Minas.

No encontro estiveram presentes o embaixador de Cuba na França, Héctor Igarza, e outros membros do corpo diplomático, bem como funcionários de vários ministérios e representantes de empresas galas nos setores agroindustrial, transporte, construção, energia, turismo, comercio e farmacêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário