Translate

sábado, 28 de maio de 2016

RT (Rússia) Golpe foi para roubar o pré-sal do Brasil

25/5/2016 18:44
Não foi "contra corrupção'' diz o jornal russo, foi para tomar o pré sal do Brasil

















Haneul Na’avi
Tradução: Lia Drumond

Original Aqui


O impeachment de Dilma Rousseff foi motivado por seus esforços para contornar a dominância do dólar americano através do comércio com o Irã, em vez de as alegações contínuas de corrupção, a hipótese é de Haneul Na'avi, analista independente. Nos tempos antigos, comunidades colocariam seus pecados nas costas de um al-Azazel, ou bode expiatório, e lançaria-o ao deserto para morrer. Isso foi feito a cada ano, a fim de angariar favoritismo aos olhos de Deus e garantir uma colheita abundante. Da mesma forma ritualística, o governo interino do Brasil escolheu honrar esta tradição às custas do consentimento dos governados.
A presidenta afastada e líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, aguarda um processo de impeachment produzido apesar da contrariedade do Presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, que ordenou a sua anulação. Um Congresso desafiador jogou todo o seu peso às portas dos Tribunais Superiores de Brasília com queimas de oferendas pela sua carreira política; com a esperança de que do sacrifício dela vá nascer um Dark Age neocolonial. Mãos são apertadas, elas aguardam as bênçãos da Chevron, Royal Dutch Shell, e do Departamento de Estado dos EUA para afirmar as suas convicções.
O líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), iniciador golpe e presidente interino Michel Temer desejou vender Rousseff por suas 30 moedas de prata, de acordo com WikiLeaks, e apesar dos pecados intermináveis permeando o Poder Legislativo do Brasil, a grande mídia empenhou seus erros financeiros pela traição, obscurecendo completamente a visão geral. "Dilma Rousseff não foi acusado de qualquer impropriedade financeira. No entanto, 318 membros do Congresso brasileiro, incluindo muitos que apoiaram o impeachment, estão sob investigação ou são acusados", Democracy Now destaca.
As subcorrentes do golpe fluem diretamente da Petrobras, a empresa estatal de petróleo do Brasil, atualmente sob fogo depois da Operação Lava Jata, que desenterrou vários escândalos de corrupção em massa em 2014, e a roubalheira multi-partidária viu Rousseff herdar a dívida de 130 bilhões de dólares da empresa. Felizmente, para proteger a moeda nacional do país, o real brasileiro, a Petrobras inteligentemente manteve a sua dívida em dólares americanos para uma fácil conversibilidade em títulos, mantendo a receita em reais. "[...] 80 por cento das dívidas da empresa são denominados em dólar, mas grande parte de sua receita vem da venda de combustíveis no mercado interno em reais", afirmou um artigo da Energy Fuse. Infelizmente, no ano passado o dólar se fortaleceu e flutuou, o que inflamou peso da dívida do país. "Inflado por um dólar mais forte, a dívida bruta da Petrobras aumentou para 799.25 bilhões de reais [US $ 223 bilhões] no final de 2015 [...] mesmo que a empresa tenha reduzido as despesas de investimento e passado os últimos seis meses do ano, tentando - com sucesso limitado - vender ativos ", afirma MarketWatch. Uma combinação de enfraquecimento das taxas de câmbio, o alto fornecimento global de petróleo e queda da demanda doméstica, fez pouco para parar as hemorragias de receitas da Petrobras no meio do escândalo de corrupção.
A expansão no fornecimento global foi atribuída às negociações fracassadas da OPEP com a Arábia Saudita, líder indiscutível do cartel, depois que ela infantilmente respondeu a "revolução óleo de xisto" da América do Norte com uma superabundância de petróleo que desnecessariamente encolheu receitas globais para mínimos históricos e ameaçou a Petrobras limitando taxas de produção a 2,7 BPD (barril por dia). Dada a escassez de recursos, a empresa foi forçada a vender ativos para evitar o aparecimento da doença holandesa* inversa. "Se os preços do petróleo permanecerem baixos, eu não estou muito esperançoso," disse Fabio Fuzette, da Antares Capital. Com a dívida aumentando em dólares americanos e lucros caindo em reais, a Petrobras viu-se à mercê do petrodólar. O relatório Q4 da empresa refletiu perdas escalonadas, em que os preços de mercado tinham "diminuido 49,6 por cento em relação ao ano anterior, para US $ 33,50 por barril," destaca Zack's Research. Isso foi agravado pelo rebaixamento anterior da Moody ao status de "lixo", o que "balançou ações e moeda do país, com [...] o real caindo 1,3 por cento." o grupo também descobriu.
Outro artigo da Energy Fuse também revelou crescentes crises internas de combates entre o governo e os investidores privados após a descoberta das reservas de extração do pré-sal em 2007. "A reforma de 2010, sob o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, requer que a Petrobras seja a operadora única em todos os campos do pré-sal, com uma participação mínima de 30 por cento, limitando severamente o investimento privado nessas áreas." Para protegê-los contra a exploração corporativa, a liderança do Partido dos Trabalhadores ordenou isto para proteger programas de assistência atuais e futuros, mas ainda precisava de empréstimos do Banco Central do Brasil. Empréstimos também subsidiaram fortemente custos de gasolina para os consumidores domésticos usando o banco estatal. "A Petrobras não foi autorizado pelo governo a repassar os custos mais altos de insumos para seus consumidores finais e a empresa teve de vender a gasolina, diesel e outros derivados do petróleo refinado no Brasil com um desconto acentuado como os preços internacionais", explica um artigo da Alpha Seeking.
Isso explica o desfalque galopante e congelamento vergonhoso do banco central das taxas Selic em 14,25 por cento. Recentemente, Temer substituiu a liderança do banco por Ilan Goldfein, amigo do FMI/Banco Mundial, para limitar empréstimos para todos os programas financiados pelo Estado e impor regras de austeridade.
Cabeças também começaram a rolar na Pemex, equivalente do México a Petrobras , a quem o Brasil se uniu através de maior acordo comercial da América Latina, dando um grande golpe nos planos de reforma de energia do continente. "Emilio Lozoya (CEO da Pemex) perdeu seu emprego em fevereiro, depois de não conseguir parar um declínio de produção, apesar de alavancagem pesada." Como resultado, Rousseff foi forçada a continuar a venda de ativos da Petrobras, mas continuou a subsidiar os custos do petróleo com dinheiro emprestado. Este foi um erro, mas não um crime.
Para preparar um motivo, a derrubada foi pré-planejada de maneira profissional. Um relatório da Folha de São Paulo contendo gravações que vazaram confirmou o momento crucial em que os aliados de Temer tomaram suas posições semanas antes do golpe. Nele, o ministro do Planejamento Romero Juca e o ex-presidente da Transperto, Sergio Machado, comentou que eles queriam "estancar o sangramento" nas finanças da Petrobras; um casus belli para formar um pacto nacional com Temer como presidente interino. "Eu acho que nós precisamos articular uma ação política", disse Jucá para Machado. Jucá, desde então, deixou o cargo em resposta ao vazamento.
No entanto, foi a nova metodologia (de Dilma) para reduzir a dívida da empresa que foi a última gota. Reuters ressaltou que, após sua suspenção de sanções contra o Irã em janeiro, os dois países se encontraram nos bastidores antes da cúpula da OPEP de 17 de abril, em Doha, para discutir oportunidades de negócios lucrativos e acordos bilaterais. "[Ministro do Comércio Armando] Monteiro disse que o Brasil tem o objetivo de triplicar o comércio com o Irã para US$ 5 bilhões até 2019" e que "Rousseff suspendeu as sanções impostas pelas Nações Unidas contra a nação da OPEP na semana passada depois de se reunir com o embaixador iraniano, [...] apesar das tensões com a Ocidente ", Reuters continuou. Este negócio foi feito em "euros e outras moedas", não em dólares, e se encaixam perfeitamente com o Plano de Gestão e Negócios da Petrobras de 2015-2019. Além disso, o alinhamento recente do Brasil com a Venezuela, membro da UNASUL e da Opep, também encorajou Rousseff a buscar novas parcerias.
Com o aumento das consequências da conta entre a Arábia Saudita e os EUA sobre o 11 de Setembro, juntamente com resultados embaraçosos da cúpula de Doha, o plano de Rousseff tornou-se uma dor de cabeça extra para o governo. No meio de todo um hostil apontar de dedos, ela estava de fato a dar passos genuínos para corrigir a má gestão da empresa usando as negociações P5+1 como um trampolim para a cooperação. "As relações entre Brasil e Irã [...] experimentaram um novo impulso no contexto da implementação do Plano Conjunto Integrado de Ação (JCPoA) em janeiro passado e do levantamento das sanções internacionais contra o Irã", citou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Isso é precisamente o que levou ao desesperado golpe político, que ocorreu um dia depois (12 de Abril) da reunião do Brasil com o Irã - o Congresso votou durante a cúpula da OPEP após uma ausência do Irã confirmar isso. Washington entrou em pânico ao pensar em pôr em perigo a dominação do petrodólar e perder o controle das parcerias do Irã após-sanção. Até a Reuters percebeu esta ameaça, dando voz "... embora não seja claro se qualquer tentativa de contornar o sistema financeiro dos EUA poderia aumentar as tensões com Washington, o governo de esquerda do Brasil no passado já irritou os Estados Unidos por se aproximar de Teerã."
Aparentemente, ele o fez (irritou os EUA), e os planos do Brasil para a reforma, eventualmente, foi diametralmente oposta às futuras ambições de Washington para o Irã, acionando os ativos da CIA no Congresso Nacional para derrubar Rousseff. Com seu impeachment em andamento, os especuladores estavam praticamente delirando com a possibilidade de arrecadar lucros para o setor privado. "Moeda do Brasil subiu 1,7 por cento, para 3,6262 por dólar mais cedo hoje sobre a especulação elevada de que a presidente Dilma Rousseff está em fase de impeachment", TheStreet regozijou-se.
Inexoravelmente, Temer optou por enormes cortes orçamentários e de departamento, em vez de continuar com a trajetória socialista de Dilma, ameaçando a autonomia de longo prazo do Brasil com lucros míopes e ainda mais dependência do dólar. Além disso, a nomeação de novo Ministro das Relações Exteriores, José Serra, também representa uma séria ameaça para a aliança do BRICS, afastando-se de uma estratégia clara e holística. "As relações com novos parceiros na Ásia, especialmente na China [...] e na Índia, serão uma prioridade", expressou Serra, insinuando que, armado com novas reservas de campos do pré-sal, pode não honrar laços com a Rússia.
Além disso, Temer também substituiu presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, por Pedro Parente, outro favorito da elite financeira dos EUA, que era "anteriormente o principal executivo da unidade brasileira da gigante do agronegócio US Bunge Ltd. e atualmente presidente do operador do mercado de ações da BM&FBovespa SA" MarketWatch explicou.
É importante reconhecer que os benefícios da "liderança" atual do Brasil beneficia tanto o império americano quanto capitalistas brasileiros. No lado dos EUA, a dívida brasileira continua sob o dólar norte-americano, e o presidente dos EUA, Barack Obama pode manter a tradição da CIA de apoiar a "oposição moderada" em todo o mundo, a fim de sufocar a democracia e saquear mercados estrangeiros. Enquanto os terroristas do Brasil não estão cortando cabeças, eles estão cortando orçamentos; sangranda até secar a frágil democracia do Brasil, e durante os próximos 180 dias, isso vai refletir na vontade do povo enquanto eles tomam as ruas para lutar contra este governo fantoche. Temer não poderia ter escolhido um momento melhor, com os Jogos Olímpicos verão ele e seus apoiadores persistentemente humilhados por meio de uma organização arrebatadora das massas; desde a base até o Altíssimo, até milagrosa ressurreição da presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário