Translate

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Presidente Xi pronuncia discurso de Ano Novo prometendo reforma resoluta em 2018


26/01/2018 portuguese.xinhuanet.com
(请以此署名为准)(时政)国家主席习近平发表二〇一八年新年贺词

(Xinhua/Ding Lin)
Beijing, 31 dez (Xinhua) -- O presidente chinês Xi Jinping prometeu, ao pronunciar um discurso do Ano Novo no domingo, que a China executará resolutamente a reforma em 2018.
"Tomaremos a oportunidade de celebrar o 40º aniversário da reforma e abertura em 2018 para executar mais a reforma, pois a reforma e a abertura são o caminho que devemos tomar para obter progresso na China contemporânea e para realizar o Sonho Chinês", disse Xi.
Ele citou um provérbio chinês, dizendo que o povo chinês irá "criar caminhos entre montanhas, e construir pontes através de rios" para avançar na reforma.
Ele expressou saudações de Ano Novo para todos os chineses e os melhores votos para os amigos no mundo inteiro.
Xi disse que o ano 2018 marcou o primeiro ano de implementar totalmente "o espírito do 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China", que define o plano de desenvolvimento desejado da China nas próximas três décadas.
"Construir um alto prédio com montículos de terra", disse Xi, citando uma frase chinesa antiga para pedir aos chineses que tomem uma abordagem de passo por passo e trabalhem duro para transformar o plano em uma realidade.
Xi disse que até 2020 todas os moradores rurais vivendo abaixo da atual linha da pobreza devem ser tirados da pobreza. Será a primeira vez na história chinesa de milhares de anos que a pobreza extrema é eliminada.
"É nossa promessa solene", disse Xi. "Faltam apenas três anos para 2020. Todos de nós devemos ser chamados à ação, fazer nosso melhor e tomar medidas específicas para assegurar vitórias uma após outra".
"Esta é uma grande causa, importante tanto para a nação chinesa como para a humanidade. Vamos fazer isso juntos e tornar ele acontecer", disse.
Xi disse que o grande avanço de desenvolvimento da China foi feito pelo povo e para o povo, e que as maiores preocupações urgentes do povo são educação, emprego, renda, previdência social, serviço de saúde, cuidado a idosos, residência e proteção ambiental.
O presidente admitiu que há áreas onde o trabalho do governo não cumpriu com as expectativas. Embora o progresso tenha sido obtido, disse, assuntos de preocupação pública permanecem.
"É por isso que devemos fortalecer nosso sentimento de responsabilidade, e fazer um bom trabalho de garantir o bem-estar da população", disse Xi. "O bem-estar de nosso povo é o maior avanço político do Partido e do governo. Nossos quadros de funcionários devem pôr o estado de vida do povo no coração, e ajudar eles a viverem uma melhor vida".
Sobre assuntos internacionais, Xi disse que o mundo espera ouvir a posição e a atitude da China nos assuntos relativos à paz e desenvolvimento.
"Como um importante país responsável, a China tem algo para dizer", Xi disse.
"A China defenderá resolutamente a autoridade e o status das Nações Unidas, cumprirá ativamente as obrigações e deveres internacionais do país, estará firmemente comprometida para promessas do país para lidar com a mudança climática, impulsionará ativamente a Iniciativa do Cinturão e Rota, e será sempre um construtor da paz mundial, contribuinte ao desenvolvimento mundial e guardião da ordem internacional", disse. "O povo chinês está pronto para traçar um futuro mais próspero e pacífico para a humanidade, junto com as pessoas de outros países." 

Fonte: portuguese.xinhuanet.com