Translate

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Teoria de Marx ainda brilha com luz da verdade, diz Xi Jinping


2018-05-04 19:47:46丨portuguese.xinhuanet.com
Beijing, 4 mai (Xinhua) --

Dois séculos depois, apesar das enormes e profundas mudanças na sociedade humana, o nome de Karl Marx é ainda respeitado pelo mundo inteiro e sua teoria ainda brilha com a brilhante luz da verdade, disse nesta sexta-feira o presidente chinês Xi Jinping.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações em uma grande conferência em comemoração ao 200º aniversário de nascimento de Marx.
Xi disse que Marx é o "professor da revolução para o proletariado e os trabalhadores do mundo inteiro, o principal fundador do marxismo, criador de partidos marxistas, pioneiro do comunismo internacional e o mais importante pensador dos tempos modernos".
"Hoje, convocamos esta grande conferência com grande veneração para marcar o 200º aniversário de nascimento de Marx, para lembrar sua grande personalidade e feitos históricos e revisar seu espírito nobre e pensamentos brilhantes", disse Xi durante o evento.
Com ideais nobres e sem medo das dificuldades e adversidades, Marx dedicou-se, ao longo de sua vida a se esforçar perseverantemente pela libertação da humanidade, escalar o pico de pensamentos em sua busca pela verdade e lutar persistentemente para derrubar o mundo antigo e estabelecer um novo, segundo Xi.
Marx não é apenas uma grande figura que assumiu o peso do mundo, mas também uma pessoa comum com paixão pela vida, e era sincero e fiel para a amizade, disse Xi.
O capital espiritual mais valioso e influente que Marx deixou para nós é a teoria científica que leva seu nome -- marxismo. Como um nascer do sol espetacular, a teoria iluminou o caminho da exploração da humanidade pela regra da história, e busca da humanidade pela sua própria libertação, assinalou o presidente chinês.
"O pensamento e a teoria de Marx são de seus tempos e vão além de seus tempos", disse Xi. "Eles são a essência do espírito dos tempos e a essência do espírito de toda a humanidade."
Xi disse que o marxismo é uma teoria científica que revela a regra do desenvolvimento da sociedade humana de uma maneira criativa.
Tendo desenvolvido a concepção de história materialista e a teoria do valor e a mais valia, Marx mostrou como a humanidade saltaria do reino de necessidade para o reino da liberdade e o caminho para que as pessoas alcancem a liberdade e libertação, disse Xi.
O Marxismo, a primeira ideologia para a libertação própria do povo, é uma teoria do povo.
"O Marxismo explorou pela primeira vez o caminho para a liberdade e libertação da humanidade desde a posição do povo, e apontou a direção, com teoria científica, para uma sociedade ideal sem opressão ou exploração, onde todas as pessoas desfrutariam da igualdade e liberdade", disse Xi.
Enfatizando que a praticabilidade é uma característica proeminente do Marxismo que o torna diferente de outras teorias, Xi disse que o Marxismo é uma teoria de práticas que leva as pessoas a mudarem o mundo.
É uma teoria aberta que está constantemente se desenvolvendo e está sempre na fronteira dos tempos, indicou Xi. "É por isso que é sempre capaz de manter-se jovem, explora os novos assuntos no desenvolvimento dos tempos e responde aos novos desafios da sociedade humana."
O secretário-geral disse que durante os mais de 170 anos desde a publicação do Manifesto Comunista, o Marxismo tinha sido espalhado em todo o mundo, incomparável na história da ideologia humana em termos da largura e profundidade de sua influência.
Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, um grande número de países socialistas foi estabelecido, disse Xi, enfatizando que a fundação da República Popular da China, especialmente, aumentou muito a força socialista no mundo.
"Poderiam haver retrocessos no desenvolvimento do socialismo no mundo, mas a tendência geral do desenvolvimento da sociedade humana nunca mudou e nunca mudará", disse Xi.
"O Marxismo mudou profundamente não só o mundo, mas também a China", segundo Xi.
As reverberações da Revolução de Outubro na Rússia trouxeram o Marxismo-Leninismo para a China, apontando a direção, oferecendo uma escolha totalmente nova para o povo chinês na sua luta pela sobrevivência, e estabelecendo o terreno para o nascimento do PCC.
Desde o seu nascimento, o PCC combinou os princípios fundamentais do Marxismo com a realidade da revolução e construção chinesas, transformando a nação chinesa do "homem doente no Leste Asiático" em uma que se levantou, unindo e liderando as pessoas através da luta de longo prazo.
"Esta enorme transformação serve como prova de ferro fundido de que apenas através do socialismo podemos salvar a China", indicou Xi.
Desde a reforma e abertura, o PCC combinou os princípios fundamentais do Marxismo com a realidade da reforma e abertura da China, e a nação que se levantou tornou-se rica.
"Esta enorme transformação serve como prova de ferro fundido de que apenas através do socialismo com características chinesas podemos desenvolver a China", destacou.
Na nova época, o PCC combinou de novo os princípios fundamentais do Marxismo com a realidade da China nesta nova época, unindo e liderando as pessoas "no empreendimento da grande luta, na construção do grande projeto, na promoção da grande causa e na realização do grande sonho".
A nação chinesa veio para abraçar uma enorme transformação, como uma que se enriqueceu atualmente e está se tornando forte.
"Esta enorme transformação serve como prova de ferro fundido de que apenas seguindo e desenvolvendo o socialismo com características chinesas podemos alcançar o rejuvenescimento nacional", disse Xi.
"É perfeitamente correto que a história e o povo escolham o Marxismo, assim como o PCC escreva o Marxismo em sua própria bandeira, siga o princípio de combinar os princípios fundamentais do Marxismo com a realidade da China, e continuamente adapte o Marxismo ao contexto chinês e aos tempos", disse Xi.

Fonte: portuguese.xinhuanet.com
Beijing, 4 mai (Xinhua) --