La
Paz, 1 abr (Prensa Latina) Com um investimento previsto de 750 milhões
de dólares, dos quais 77,7 milhões aplicados pelo Banco Central em 2017, o
governo do presidente Evo Morales cria sobre La Paz a rede mais extensa
de teleféricos urbanos do mundo.
A abrupta geografia da capital administrativa de Bolívia, em uma elevação unida por paredes quase verticais ao altiplano onde se estende sua
vizinha cidade O Alto, formam em sua união um complexo urbano único no
mundo o qual dá ao moderno teleférico um singular atrativo turístico.
A iniciativa do presidente Morales mudou radicalmente a cara de La Paz, com seu céu sulcado constantemente por cabines de seis passageiros, que mediante um tecido de cabos, qual teia de aranha aérea, une pontos estratégicos de ambas cidades para uns 115 mil passageiros por dia.
A construção do projeto está a cargo da empresa austríaca Doppelmayr e foi anunciada pela primeira vez pelo mandatário em 11 de julho de 2012, como parte dos atos comemorativos da ação libertaria de 16 de julho, conforme relatório difundido aqui.
O teleférico foi concebido como uma nova alternativa para o desenvolvimento da infraestrutura urbana para facilitar o transporte de pessoas e até os primeiros meses deste ano estavam em funcionamento as linhas Vermelha, Amarela, Verde, Azul e Laranja.
Este 24 de março inaugurou-se a linha Branca e o primeiro trecho da linha Celeste; enquanto as linhas Morada, Café, Plateada, Dourada e parte da Celeste estão na etapa de projetos ou de construção.
Com a inclusão da Linha Azul, a Empresa de Transporte por Cabo incrementou a quantidade de passageiros, atingindo perto de 115 mil por dia, disse César Dockweiler, gerente executivo de Meu Teleférico, que destacou seu valor ecológico, como meio de transporte e turísmo.
O sistema está instalado a uma altura média de três mil e 800 metros, sobre o nível do mar, nas cidades bolivianas de La Paz e O Alto; atingindo neste ano os 100 milhões de passageiros transportados desde 2014, quando começou a operar a primeira linha.
Dockweiler realçou que os passageiros mobilizados com este sistema "representam a toda a população da Bolívia multiplicada por 10" e detalhou que a linha que mais passageiros transladou em um dia é a amarela, que une a zona sul paceña com O Alto e atingiu 80 mil pessoas.
O governo de Morales prevê chegar a construir um total de 11 linhas que formarão uma ampla rede de transporte similar a um "metrô aéreo" para integrar ambas cidades.
A iniciativa do presidente Morales mudou radicalmente a cara de La Paz, com seu céu sulcado constantemente por cabines de seis passageiros, que mediante um tecido de cabos, qual teia de aranha aérea, une pontos estratégicos de ambas cidades para uns 115 mil passageiros por dia.
A construção do projeto está a cargo da empresa austríaca Doppelmayr e foi anunciada pela primeira vez pelo mandatário em 11 de julho de 2012, como parte dos atos comemorativos da ação libertaria de 16 de julho, conforme relatório difundido aqui.
O teleférico foi concebido como uma nova alternativa para o desenvolvimento da infraestrutura urbana para facilitar o transporte de pessoas e até os primeiros meses deste ano estavam em funcionamento as linhas Vermelha, Amarela, Verde, Azul e Laranja.
Este 24 de março inaugurou-se a linha Branca e o primeiro trecho da linha Celeste; enquanto as linhas Morada, Café, Plateada, Dourada e parte da Celeste estão na etapa de projetos ou de construção.
Com a inclusão da Linha Azul, a Empresa de Transporte por Cabo incrementou a quantidade de passageiros, atingindo perto de 115 mil por dia, disse César Dockweiler, gerente executivo de Meu Teleférico, que destacou seu valor ecológico, como meio de transporte e turísmo.
O sistema está instalado a uma altura média de três mil e 800 metros, sobre o nível do mar, nas cidades bolivianas de La Paz e O Alto; atingindo neste ano os 100 milhões de passageiros transportados desde 2014, quando começou a operar a primeira linha.
Dockweiler realçou que os passageiros mobilizados com este sistema "representam a toda a população da Bolívia multiplicada por 10" e detalhou que a linha que mais passageiros transladou em um dia é a amarela, que une a zona sul paceña com O Alto e atingiu 80 mil pessoas.
O governo de Morales prevê chegar a construir um total de 11 linhas que formarão uma ampla rede de transporte similar a um "metrô aéreo" para integrar ambas cidades.
Fonte: Prensa Latina.
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