Translate

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Espanha aposta em Cuba apesar da aplicação da Lei Helms-Burton dos EUA


2019-05-08 11:29:18丨portuguese.xinhuanet.com

Havana, 6 mai (Xinhua) - A Espanha continuará a investir em Cuba apesar da incerteza e da preocupação suscitadas pela recente ativação do Título III da Lei Helms-Burton pelos Estados Unidos contra o país insular, disse o ministro do Comércio espanhol, Reys Maroto.
O ministro reafirmou a posição da Espanha sobre o assunto em um encontro de mais de 130 representantes de empresas espanholas em Cuba.
O polêmico ato, promulgado há quatro dias por Washington, permite que cidadãos norte-americanos instaurem ações judiciais contra empresas estrangeiras que operam em Cuba em propriedades nacionalizadas depois de 1959.
"O encontro nos incentiva a continuar trabalhando para fortalecer os laços comerciais e de investimento com Cuba. Há investimentos importantes que as empresas espanholas podem fazer em áreas estratégicas para a modernização do país, como energias renováveis, transporte, infraestrutura e automóveis", disse ela.
Em entrevista coletiva realizada após a reunião, Maroto também afirmou que a mensagem de Madri aos seus investidores no país caribenho se baseia em "compromisso", "responsabilidade" e "lealdade" para com Havana e sua comunidade empresarial.
"Vamos analisar todas as recomendações a partir de agora, tanto pelo nosso governo como no âmbito da Comissão Europeia", insistiu.
Maroto disse que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, tentará mediar com a administração Trump para resolver esta questão e evitar "qualquer tipo de guerra comercial".
A implementação do Título III da Lei Helms-Burton de 1996, que havia sido suspensa por todos os presidentes dos EUA desde Bill Clinton, tem como objetivo diminuir o investimento estrangeiro na ilha e fortalecer ainda mais o embargo econômico de quase seis décadas, segundo os observadores.
Além disso, ele desencadearia milhares de reivindicações sobre grandes propriedades como fábricas, indústrias, infraestrutura turística, edifícios do governo e até mesmo casas onde vivem atualmente os cubanos comuns.
"Vamos manter nossos investimentos em Cuba e pode ser anos de litígio para tomar qualquer decisão", disse ela.
Entre as empresas espanholas que poderiam receber reclamações estão Melia, Iberostar e Barcelo, que operam mais de 60 hotéis de propriedade do governo cubano.
Ela destacou o primeiro fundo de investimento espanhol de 40 milhões de euros (cerca de 45,6 milhões de dólares americanos) assinado entre os dois países em novembro passado durante a visita de Sanchez.
Maroto anunciou um segundo fundo de 375 milhões de euros (cerca de US$ 420 milhões) para financiar projetos prioritários de desenvolvimento da moeda local da ilha, ligados aos interesses de empresas espanholas.
A Espanha é o terceiro maior parceiro comercial de Cuba. De acordo com dados oficiais, as exportações da Espanha para a ilha cresceram 5% em 2018, chegando a cerca de 900 milhões de euros (cerca de US$ 1 bilhão). Madri é o principal parceiro europeu de Havana, com uma participação de mercado próxima a 40%.
Este novo fundo de investimento anunciado nesta segunda-feira por Maroto é um novo impulso de vitalidade para as empresas espanholas em Cuba, que está atolada em tensões com Washington.
"Diferentes setores podem contribuir para o desenvolvimento de Cuba com novos investimentos, outros podem desenvolver projetos em andamento e novas empresas têm um enorme interesse nesse mercado", disse à Xinhua o diretor da Câmara de Comércio da Espanha, Inmaculada Riera.
Empresas espanholas de áreas como turismo, agricultura e processamento de alimentos, infraestrutura, construção e energia estiveram presentes na reunião.
"Este compromisso vai além da Lei Helms-Burton. A Comissão Europeia tem muito a dizer sobre esta situação e a Espanha está a liderar uma posição muito forte e firme de apoio às suas empresas", afirmou Riera.
A decisão da administração Trump de implementar plenamente o Título III foi recebida com ampla oposição da União Europeia e Canadá, cujas empresas investiram bilhões de dólares em Cuba.
Bruxelas considera a mudança "contrária ao direito internacional" e disse que responderia.
As relações entre os EUA e Cuba caíram drasticamente desde que Donald Trump assumiu o poder, em parte depois que ele decidiu reverter a dissuasão iniciada por seu antecessor, Barack Obama. Os dois lados ainda mantêm seus laços diplomáticos restabelecidos em julho de 2015 sob Obama. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário