Translate

segunda-feira, 8 de julho de 2019

África obterá benefício com alívio das tensões comerciais China-EUA, dizem analistas


Nairóbi, 7 jul (Xinhua) -- A mais recente oferta da China e dos Estados Unidos para solucionar a questão comercial entre os dois sinaliza melhores tempos para o comércio mundial. Analistas ouvidos pela Xinhua avaliam que a África obterá benefícios imensos desta situação.
Cavince Adhere, acadêmico em Nairóbi em relações China-África, declarou que as ações relacionadas recentes da China e dos EUA eram um alívio bem-vindo para a economia mundial.
"A disputa comercial trouxe tensão para a economia mundial por tempo muito longo. A Organização Mundial do Comércio (OMC) está entre as instituições que recentemente disseram que a economia mundial em 2019 e 2020 continua a enfrentar ventos contrários devido à disputa comercial", lembrou Adhere, acrescentando que a trégua é então muito bem vinda.
Eric Mang'unyi, pesquisador da Universidade de Walter Sisulu na África do Sul, apontou que o anúncio da retomada das consultas econômicas e comerciais entre China e EUA demonstrou progresso e compromisso depois de meses de dificuldades.
Os analistas observaram que a disputa comercial iniciada pelos Estados Unidos teve um impacto negativo no comércio e economia mundiais.
"Há ondas de choque no comércio mundial", ressaltou Mang'unyi, observando que os Estados Unidos também travaram chifres com outros parceiros comerciais.
Nos últimos meses, instituições mundiais como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial rebaixaram as projeções de crescimento para o continente africano, citando a prolongada guerra comercial EUA-China. Não é de interesse de ninguém que esta disputa continue, disse o pesquisador.
"O protecionismo não fomenta concorrência. Conduz à instabilidade de mercado. Algumas nações podem perder sua vantagem competitiva devido à disputa", apontou Mang'unyi.
Adhere acredita que a África como continente e seus países individualmente obterão benefícios com a trégua em muitos aspectos, incluindo experimentar um aumento na entrada de capitais.
"A África depende muito da entrada de capitais, comércio e investimento. E isso não pode vir se os dois países estiverem em uma disputa", salientou Adhere.
Ele avalia que a trégua fornece um impulso para a África, já que o continente se prepara para instalar uma área de livre comércio, que deve aumentar o comércio e investimento.
O comentarista queniano, Philip Etyang, exaltou que a medida para terminar o impasse é uma boa coisa para o Quênia porque "o comércio mundial é interconectado".
Se as coisas não estão funcionando bem entre os gigantes econômicos, o Quênia sentirá a dor, acrescentou.
portuguese.xinhuanet.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário