Translate

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Futuro da Europa está ligado ao da China, diz especialista

portuguese.xinhuanet.com




Por Federico Grandesso
Bruxelas, 25 jul (Xinhua) -- Nenhuma mudança importante é esperada sobre a política da União Europeia sob a nova liderança da UE, dada sua visão prática sobre a China e as relações bilaterais, e há muito espaço para uma cooperação bilateral, disse um especialista à Xinhua.
Cidadãos europeus vêem a China como uma civilização que remonta a milhares de anos, disse Fraser Cameron, ex-diplomata britânico e diretor do Centro UE-Ásia, com sede em Bruxelas, um centro de estudos dedicado a promover laços mais estreitos entre a UE e a Ásia.
Os europeus "olham para a China como um grande destino para o turismo, boa comida e grandes relíquias históricas, como a Grande Muralha da China. Além disso, os cidadãos da UE consideram a China uma grande potência econômica, portanto o futuro da Europa está ligado ao futuro da China", disse ele à Xinhua em uma entrevista recente.
Para aprofundar a compreensão e a confiança mútua, Cameron disse que deveria haver uma discussão muito aberta e franca sobre todas as questões importantes, como irritação comercial e reforma da OMC, e a UE e a China tiveram que trabalhar mais estreitamente na mudança climática.
"Eles devem apoiar o acordo nuclear com o Irã e minimizar as áreas de diferença", disse ele.
"A prioridade (para os dois lados) é lidar com os novos desafios do mundo comercial complexo em que vivemos, como o comércio eletrônico, a inteligência artificial e, obviamente, a reforma da OMC. Essas são áreas nas quais ambas as partes vão trabalhar" juntos nos próximos cinco anos ", disse Cameron.
Discorrendo sobre a questão da reforma da OMC, Cameron disse à Xinhua que a UE e a China têm uma responsabilidade especial de preservar o futuro da OMC.
Em termos de cooperação bilateral, ele disse que a UE concordou que a China é tanto um parceiro quanto um concorrente.
"Isso não é surpreendente, dada a enormidade do comércio entre a UE e a China e, inevitavelmente, haverá áreas em que os problemas ocorrerão. Mas a China não é vista como inimiga, porque a UE não tem nenhum confronto militar com Beijing", disse Cameron.
Questionado sobre o que a UE tem que fazer para enfrentar os EUA política interna, ele disse que "a política 'América Primeiro' tem o risco de nos levar rapidamente a um mundo de confrontos em vez de cooperação, e esse é o grande perigo".
Sendo assim, a UE tem que procurar outros parceiros e demonstra aos EUA que vale a pena preservar o sistema multilateral. Bruxelas quer desenvolver sua própria política em relação à China, levando em conta os interesses europeus, disse ele.
A fim de melhorar as relações com a China, Cameron disse que é necessário apoiar o contato entre pessoas e identificar mais áreas de cooperação, como a manutenção da paz, o desenvolvimento da África e o combate à pirataria, como foi alcançado no Leste da África.
"Acho que a China entende que a Europa tem muita experiência em lidar com a África. Tanto a UE como a China têm interesse em apoiar a estabilidade e a boa governança nesse continente", acrescentou Cameron. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário