Translate

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Pesquisadores chineses desenvolvem novo meio para regenerar retina

portuguese.xinhuanet.com






Beijing, 25 jul (Xinhua) - Pesquisadores chineses usaram um tipo de célula-tronco, as células iPS, para regenerar retina, o que cria potencial para desenvolver novas terapias para algumas doenças que causam cegueira, tal como a degeneração da retina.

As células iPS são um tipo de célula-tronco pluripotente artificialmente derivada de uma célula não pluripotente. Elas podem ser induzidas para ter as mesmas informações genéticas das células embrionárias iniciais.

Cientistas da Universidade Centro-Sul da China fizeram células iPS a partir de células somáticas na urina ou sangue dos pacientes e as induziram a se diferenciarem em células RPE, uma camada na parte posterior do olho.

Segundo a pesquisa publicada na revista acadêmica Acta Biomaterialia, as células RPE podem formar uma camada ultrafina de estrutura semelhante à retina.

Nos futuros estudos, os pesquisadores planejam transplantar a estrutura atrás da retina do paciente para ver se podem estabelecer a visão do paciente.

Como as células iPS são derivadas das células do paciente, evita-se a rejeição do transplante.

A degeneração da retina, que pode resultar em cegueira permanente, é uma das doenças de olho mais comuns entre as pessoas acima de 50 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário