Translate

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sem segredos



Por Peter Kornbluh
Reproduzido da seção “Tendências/Debates” daFolha de S.Paulo, 1/4/2014, tradução de Paulo Migliacci; intertítulo do OI
No 50º aniversário do golpe de Estado, João Vicente Goulart apelou ao Senado brasileiro para que este solicite a liberação dos documentos norte-americanos ainda sigilosos sobre as operações clandestinas que contribuíram para a derrubada do governo de seu pai.
Dadas a atual tensão bilateral entre Brasil e Estados Unidos, parece improvável que o governo Obama aceite. Ao menos, não por ora. Mas se há uma oportunidade de usar a liberação de documentos como um instrumento diplomático, o momento é agora e o lugar é o Brasil.
Washington vem praticando a arte da diplomacia via liberação de documentos em diversos países. Como outros instrumentos de política externa, os registros históricos podem ser uma poderosa contribuição para a promoção dos interesses dos Estados Unidos no que tange à estabilidade e à promoção de uma comunidade mundial pacífica.
A despeito das tensões com o governo Rafael Correa, por exemplo, o governo Bush fez um gesto importante ao liberar documentos solicitados pela Comissão da Verdade do Equador. Depois da detenção do general Augusto Pinochet em Londres, o governo Clinton ordenou a revisão e liberação de 23 mil documentos sobre o Chile.
Para seu crédito, o governo norte-americano há quase 40 anos vem liberando documentos secretos sobre seu papel no golpe brasileiro, por meio de reclassificação de confidencialidade. Até mesmo gravações de conversas dos presidentes Kennedy e Johnson com seus assessores sobre as complicadas maquinações do golpe, a mudança de regime e uma intervenção militar no Brasil agora estão disponíveis ao público.
Arquivos sombrios
Com base nesses registros, conhecemos detalhes da operação “Brother Sam” –o plano do Pentágono para fornecer armas, gasolina e até mesmo soldados a fim de garantir o sucesso do golpe militar. “Não queremos que as Forças Armadas brasileiras ajam antes que tudo esteja preparado”, afirma um memorando da Casa Branca classificado como “top secret” e datado de 30 de março de 1964. No entanto, as ações clandestinas da CIA (Agência Central de Inteligência) no Brasil na época continuam sigilosas.
Para um país orgulhoso e independente como o Brasil, a arrogância imperial e a audácia que esses registros demonstram são ofensivas, para dizer o mínimo. Mas se há um resultado positivo do significativo envolvimento norte-americano no golpe e com os regimes militares que se seguiram é o registro histórico detalhado que isso propiciou.
Os arquivos contêm milhares de cabogramas e memorandos de conversações que podem iluminar, e iluminarão, o acontecido nos anos de repressão no Brasil. Um cabograma de 1973 do Departamento de Estado, liberado recentemente e fornecido à Comissão Nacional da Verdade, por exemplo, revela a existência de uma central de inteligência militar na cidade de Osasco (SP) onde ocorreram violações sistemáticas e grotescas dos direitos humanos.
Um dos torturadores daquele centro se vangloriou a norte-americanos de usar a infame técnica de tortura do pau de arara. Ele também ofereceu um relato de uma técnica de execução que descreveu como “costurar” o suspeito, ou seja, crivá-lo de balas de metralhadora de cima abaixo. A embaixada norte-americana reportou que matar suspeitos de terrorismo era “procedimento padrão” em São Paulo.
Esses documentos se provarão inestimáveis para a Comissão da Verdade, bem como para os cidadãos brasileiros e norte-americanos –especialmente porque as Forças Armadas e os serviços de inteligência brasileiros parecem ter dado fim aos seus arquivos sombrios da mesma forma que punham fim às suas vítimas. O direito de saber continua a ser fundamental para a saúde democrática de nossas sociedades.
***
Peter Kornbluh, 57, é diretor do projeto de documentação sobre o Brasil do centro de pesquisa Arquivo de Segurança Nacional, em Washington

Nenhum comentário:

Postar um comentário