Por: Lourdes Pérez Navarro*
A primeira
fase da Estação de Contêineres do Mariel, uma obra que desde já se insere no
sistema portuário cubano e latino-americano, foi inaugurada no passado 27 de
janeiro pelos presidentes de Cuba, Raúl Castro, e do Brasil, Dilma Rousseff.
Localizada a 45 quilômetros ao oeste de Havana, a Estação faz parte da Zona Especial de Desenvolvimento do Mariel (ZEDM), atualmente em obras, que constitui o maior atrativo que oferece Cuba para o investimento estrangeiro. É, além disso, a mais atual aposta da ilha para fomentar seu avanço econômico, substituir importações, aumentar exportações, criar vagas e acessar às modernas tecnologias. A mandatária brasileira assinalou que seu país aposta pelo potencial humano e econômico cubano, e gostaria se tornar um aliado comercial e econômico de primeira ordem desta nação caribenha. Brasil observa enormes potencialidades de desenvolvimento industrial conjunto, por exemplo em equipamentos de saúde e medicamentos, linha que Cuba domina, frisou. Destacou que, embora a ilha estar submetida ao injusto bloqueio econômico por parte dos Estados Unidos, esta nação tem um dos três maiores volumes de comércio do Caribe, desempenho que aumentará imenso com a entrada em andamento do porto e da zona do Mariel. Rousseff acrescentou que o Brasil fica feliz de se associar com Cuba no desenvolvimento desta primeira Estação de contêineres do Caribe, com capacidade para integrar-se à cadeia logística interoceânica e que poderá acolher embarcações superpostpanamax. Explicou que a obra conta com um calado de 18 metros e terá capacidade para quase um milhão de contêineres, com um acesso de estradas completo e outro ferroviário quase em conclusão. A mandatária mencionou que nesta primeira fase seu país participou com um financiamento de 802 milhões de dólares em bens e serviços, além de se envolverem à volta de 400 empresas brasileiras, enquanto contribuirá com mais 290 milhões de dólares para a segunda etapa. A ZEDM, disse, virará na chave para a promoção do desenvolvimento econômico cubano. Afirmou que várias empresas brasileiras manifestaram grande interesse na área e neste momento organizam uma cúpula empresarial para Cuba. A presidenta brasileira ressaltou que o ano 2013 foi muito especial para a aliança Brasil-Cuba, com a implementação de um voo semanal de Cubana de Aviação entre os dois países, que dinamizará o turismo e o comércio. Neste âmbito agradeceu ao Governo e povo cubanos por seu enorme apoio ao sistema brasileiro de saúde com o envio de médicos, bem como ao espírito de solidariedade e cooperação. "A relação que nos une, concluiu, nutre-se da identidade cultural, o diálogo e a cooperação e este porto que inauguramos permanecerá como símbolo desta amizade." Por sua vez, o presidente cubano agradeceu aos designers , construtores, investidores, operadores de empresas nacionais e estrangeiras que concluíram um árduo trabalho na execução desta obra, que desde este momento, assinalou, se insere no sistema portuário cubano e latino-americano. Disse que a mesma conta com um importante financiamento do Brasil em condições vantajosas, iniciado durante o governo do Luiz Inácio Lula Da Silva, para a Estação de contêineres e outras obras de infraestrutura. Em nome de todos os cubanos agradeceu à presidenta Rousseff a solidariedade de seu país num projeto transcendental para a economia nacional e latino-americana. Raúl Castro explicou que se terminou a primeira parte da Estação portuária, mas agora se impulsionará a execução da rede ferroviária que lhe dará valor de uso a partir do primeiro semestre deste ano. Também destacou que o funcionamento da instalação estará a cargo de uma das maiores operadoras do mundo, com o qual se aspira a contar com as melhores práticas em sua gestão e operação, de modo que é exemplo de eficiência, segurança e qualidade nos serviços. Assegurou que esta enseada será a principal porta de entrada e saída do comércio exterior cubano, e sua localização geográfica na rota dos principais fluxos de transportação marítima no nosso hemisfério, propiciará que se consolidar sua posição como uma plataforma logística de primeira ordem a nível regional. Com sua abertura começa uma nova etapa para fomentar importantes investimentos nacionais e estrangeiros na ZEDM, para incrementar as exportações, substituição efetiva de importações, projetos de alta tecnologia e desenvolvimento local que contribuirão aliás, com novas forma de emprego, salientou. O porto de águas profundas da ZEDM terá uma capacidade mínima de manipulação de 824 mil contêineres anuais, a partir de seu equipamento com elevadas prestações e um sistema operacional completamente automatizado para operar mega-navios. Para suas operações o porto conta com quatro gruas super post-Panamax, 12 gruas de pátio (RTG, por suas siglas em inglês) e 22 cunhas tratoras, equipamento que permitirá o atraque de grandes navios. Seu posicionamento geográfico lhe permitirá um amplo intercâmbio comercial, ao se rodea de 32 importantes portos da região. Este novo projeto terá uma forte inter-relação com a economia nacional já que seu objetivo não é apenas face ao exterior, senão que serão utilizadas as tecnologias mais avançadas na produção e os serviços direcionadas às exportações e a substituição de importações. |
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sábado, 8 de março de 2014
Cuba: Estação de Contêineres de Mariel, atrativo para o investimento
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