Entre as operações planejadas está previsto um ataque cibernético contra as instalações nucleares iranianas
Dois jornais revelaram nesta segunda-feira (03/09) que as autoridades norte-americanas já estão colocando em prática essa estratégia por meio de ações secretas e públicas.
Uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times revelou que os EUA pretendem realizar um ataque cibernético contra os computadores das instalações nucleares iranianas para atrapalhar o seu funcionamento e o estabelecimento de um sistema de defesa contra mísseis do Irã em países vizinhos.
O jornal também destacou que ainda neste mês, o governo norte-americano e mais 25 outras nações vão realizar a maior varredura de minas já feita no Golfo Pérsico em uma demonstração de unidade de seus países aliados na região.
A partir destas operações, os EUA querem demonstrar aos iranianos de que mesmo com uma arma nuclear, não serão capazes de derrotar Israel e seus aliados da região. A Casa Branca espera, assim, dissuadir Teerã a cooperar nas negociações e a parar com seu programa nuclear.
O jornal israelense Yedioth Ahronoth também divulgou nesta segunda (03/09) que Washington usou canais diplomáticos secretos para esclarecer ao governo iraniano que os EUA não têm a intenção de apoiar Israel em um conflito contra o país. As autoridades norte-americanas explicaram, no entanto, que esperam garantias de Teerã para não mudarem sua decisão.
Opera Mundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário