FHC, que já fez aliança com o deputado Paulo Maluf (PP-SP),
deu por encerrado assunto relativo à foto de Lula
No governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), a Booz-Allen,
na qual trabalhava o espião Edward Snowden, foi responsável por consultorias
estratégicas contratadas pela esfera federal. Incluem-se aí o “Brasil em Ação”
(primeiro governo FHC) e o “Avança Brasil” (segundo governo FHC), entre outras,
como as dos programas de privatização (saneamento foi uma delas) e a da
reestruturação do sistema financeiro nacional.
A reação imediata do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
(FHC) às denúncias de que os EUA mantiveram uma base de espionagem no país,
durante o seu governo, suscitou interrogações e recomenda providências às
autoridades do país. Dificilmente elas serão contempladas sem uma decisão
soberana do Legislativo brasileiro, para instalação de uma CPI que vasculhe os
porões de sigilo e dissimulação no qual o assunto pode morrer.
“Entre as inúmeras qualidades do ex-presidente, uma não é o
amor à soberania nacional”, sublinha a matéria publicada, nesta quarta-feira,
na agência brasileira de notícias Carta Maior, que o Correio do
Brasil reproduz, em seguida:
“Avulta, assim, a marca defensiva da nota emitida por ele no
Facebook, dia 8, horas depois de o jornal ‘O Globo‘ ter divulgado
que, pelo menos até 2002, Brasília sediou uma das estações de espionagem nas quais
funcionários da NSA e agentes da CIA trabalharam em conjunto.
‘Nunca soube de espionagem da CIA em meu governo, mesmo
porque só poderia saber se ela fosse feita com o conhecimento do próprio
governo, o que não foi o caso. De outro modo, se atividades deste tipo
existiram, foram feitas, como em toda espionagem, à margem da lei. Cabe ao
governo brasileiro, apurada a denúncia, protestar formalmente pela invasão de
soberania e impedir que a violação de direitos ocorra…”, defendeu-se Fernando
Henrique.
O jornal afirma ter tido acesso a documentos da NSA, vazados
pelo ex-agente Edward Snowden, que trabalhou como especialista em informática
para a CIA durante quatro anos, nos quais fica evidenciado que a capital
federal integrava um pool formado por 16 bases da espionagem para coleta
de dados de uma rede mundial. Outro conjunto de documentos, segundo o mesmo
jornal, com data mais recente (setembro de 2010), traria indícios de que a
embaixada brasileira em Washington e a missão do país junto às Nações Unidas, em
Nova York, teriam sido grampeadas em algum momento.
Espionagem e grampos não constituíram propriamente um ponto
fora da curva na gestão do ex-presidente. Durante a privatização do sistema
Telebrás, grampos no BNDES flagraram conversas de Luiz Carlos Mendonça de
Barros, então ministro das Comunicações, e André Lara Resende, então presidente
do BNDES, articulando o apoio da Previ para beneficiar o consórcio do banco
Opportunity – que tinha como um dos donos o economista Pérsio Arida, amigo de
Mendonça de Barros e de Lara Resende.
O próprio FHC foi gravado , autorizando o uso de seu nome
para pressionar o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. Em outro
emaranhado de fios, em 1997, gravações revelaram que os deputados Ronivon
Santiago e João Maia, do PFL do Acre, ganharam R$ 200 mil para votar a favor da
emenda da reeleição, que permitiria o segundo mandato a FHC. Então, como agora,
o tucano assegurou que desconhecia totalmente o caso, que ficou conhecido como
‘a compra da reeleição’.
As sombras do passado e as do presente recomendam a
instalação de uma CPI como a medida cautelar mais adequada para enfrentar o
jogo pesado de interesses que tentará blindar o acesso do país ao que existe do
lado de dentro da porta entreaberta pelo espião Snowden. O PT tem a obrigação
de tomar a iniciativa de convoca-la.
Mas, sobretudo, o PSDB deveria manifestar integral interesse
em sua instalação.
Soaria no mínimo estranho se não o fizesse diante daquilo
que o ex-presidente Fernando Henrique definiu como exclamativa ilegalidade: “Se
atividades deste tipo existiram, foram feitas, como em toda espionagem, à
margem da lei…”.
O Congresso não pode tergiversar diante do incontornável:
uma base de espionagem da CIA operou em território brasileiro pelo menos até
2002.
A sociedade tem direito de saber o que ela monitorou e com
que objetivos.
Há outras perguntas de vivo interesse nacional que reclamam
uma resposta.
O pool de espionagem apenas coletou dados no país ou
se desdobrou em processar, manipular e distribuir informações, reais ou falsas,
cuja divulgação obedecia a interesses que não os da soberania nacional?
Fez o que fez de forma totalmente clandestina e ilegal? Ou
teve o apoio interno de braços privados ou oficiais, ou mesmo de autoridades
avulsas?
Quem, a não ser uma Comissão Parlamentar, teria acesso e
autoridade para responder a essas indagações de evidente relevância política
nos dias que correm?
Toda a mídia progressista deveria contribuir para as
investigações dessa natureza, de interesse suprapartidário, com a qual o
Congresso daria uma satisfação ao país depois da lenta e hesitante reação
inicial do Planalto e do Itamaraty, cobrada até por FHC.
Carta Maior e o Correio do Brasil
alinham-se a esse mutirão com algumas sugestões de fios a desembaraçar.
Por exemplo: o repórter Geneton Moraes Neto acaba de
publicar no G1 (um site do sistema Globo) um relato com o
seguinte título: “O dia em que o ministro Fernando Henrique Cardoso descobriu o
que é “espionagem”: secretário de Estado (norte-)americano sabia mais sobre
segredo militar brasileiro do que ele”.
A reportagem, que vale a pena ler, remete a uma entrevista
anterior, na qual FHC comenta seu desconhecimento sobre informações sigilosas
do país dominadas por um graduado integrante do governo norte-americano.
O tucano manifesta naturalidade desconcertante diante do
descabido.
A mesma naturalidade com a qual comenta agora seu esférico
desconhecimento em relação às operações da CIA durante o seu governo.
Ter sido o último a saber, no caso citado por Geneton,
talvez seja menos grave do que não procurar, a partir de agora, informar-se
sobre certas coincidências, digamos por enquanto assim.
Há questões que gritam por elucidação.
A empresa que coordenava o trabalho de grampos da CIA, a
Booz-Allen, na
qual trabalhava Snowden, é uma das grandes empresas de consultoria
mundial.
No governo FHC, ela foi responsável por consultorias
estratégicas contratadas pela esfera federal.
Inclua-se aí desde o “Brasil em Ação” (primeiro governo FHC)
até o “Avança Brasil” (segundo governo FHC) e outras, como as dos programas de
privatização (saneamento foi uma delas) e a da reestruturação do sistema
financeiro nacional.
Todos os trabalhos financiados pelo BNDES. Alguns exemplos:
• Caracterização dos Eixos Nacionais de Desenvolvimento.
Programa Brasil em Ação. BNDES. Consórcio FIPE/BOOZ-ALLEN. 1998;
• Alternativas para a Reorientação Estratégica do Conjunto
das Instituições Financeiras Públicas Federais.
• Relatório Saneamento Básico e Transporte Urbano. Consórcio FIPE/BOOZ-ALLEN &
Hamilton. BNDES/Ministério da Fazenda. São Paulo. 2000
Vale repetir: a mesma empresa guarda-chuva do sistema de
espionagem que operou no Brasil até 2002, a Booz Allen, foi a mentora
intelectual de uma série de estudos e pareceres, contratados pelo governo do
PSDB, para abastecer uma estratégia de alinhamento (‘carnal’, diria Menen) do
Brasil com a economia dos EUA. Mais detalhes desse ‘impulso interativo’ podem ser obtidos aqui:
Na aparência, sempre, a perfeita identidade com os
inoxidáveis interesses nacionais.
O estudo dos Eixos Nacionais de Integração e
Desenvolvimento, por exemplo, foi realizado por um consórcio sugestivamente
abrigado sob o nome fantasia de “Brasiliana”.
Por trás, o comando a cargo da Booz-Allen & Hamilton do
Brasil Consultores, com suporte da Bechtel International Incorporation e Banco
ABN Amro.
O ‘mutirão’ (até a consultoria do banco) foi pago com
dinheiro público pelo governo federal, sob a supervisão das equipes do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e do Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão.
Os resultados do trabalho levaram a dois eixos centrais da
concepção tucana de desenvolvimento: o “Brasil em Ação” e o “Avança Brasil”.
Reconheça-se, tudo feito às claras, em perfeita sintonia
entre o Estado brasileiro e a empresa guarda-chuva do sistema de espionagem em
operação dupla no país.
Na pág. 166 de uma publicação do BNDES, a “contribuição” da Booz-Allen está explicitamente citada:
Uma análise de como a turma da versátil Booz-Allen teve
robusta influência na modelagem do sistema financeiro nacional (leia-se, menos
bancos públicos, conforme o cânone da concepção de Estado mínimo) pode ser avaliada aqui:
Um fato curioso e que não pode ser desconsiderado na
avaliação criteriosa de uma incontornável CPI sobre o assunto: a ex-embaixadora
dos Estados Unidos no Brasil Donna Hrinack, tão logo se despediu do cargo no
país, sentou-se na cadeira de assessora qualificada da Kroll.
A Kroll, como se sabe, é uma empresa internacional de
espionagem que operou a serviço de Daniel Dantas e de seu fundo, o Opportunity.
Trata-se, coincidentemente, de um dos braços financeiros
mais importantes do processo de privatização no Brasil, estreitamente associado
ao Citybank e, claro, a toda a “carteira” de acionistas que injetou dinheiro na
farra neoliberal dos anos 90.
A Kroll foi usada para bisbilhotar autoridades e chegou a
espionar ministros do governo Lula, como ficou evidente com a Operação Chacal,
da Polícia Federal, deflagrada em 2004.
Como se vê, as revelações de Snowden, ao contrário do que
sugere a nota de FHC, definitivamente, não deveriam soar como algo inusitado
aos círculos do poder, em Brasília. Se assim são tratadas, há razões adicionais
para suspeitar que um imenso pano quente será providenciado para evitar que as
sombras fiquem expostas à luz.
A questão, repita-se, não se esgota em manifestar a
indignação nacional pelo que Snowden denunciou.
O que verdadeiramente não se pode mais adiar é a
investigação pública do que foi espionado, com que finalidade e a mando de
quem.
Isso quem faz é uma Comissão Parlamentar de Inquérito”.
Fonte: Correio do Brasil
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