Autor:
Luis Nassif Do G1
O secretário de Educação, Thiago
Peixoto, teria repassado sigilosamente o modelo das escolas para que o
grupo de Cachoeira construísse prédios iguais. A intenção, segundo o
relatório, seria alugar, futuramente, as unidades escolares para o
estado.
A gravação comprometedora foi feita em junho de 2011.
Na mesma conversa gravada, Cachoeira fala na encomenda de uma grande matéria sobre educação.
Por Nexxus
Outro
fato a ser lembrado é a gravação utilizada pela Veja para defender
Policarpo Jr. A gravação mostra uma conversa entre Cachoeira e Jairo. Em
um trecho da gravação Cachoeira mostra o interesse na publicação de um
reportagem sobre educação. Seria essa a reportagem que Cachoeira queria?
O diálogo foi gravado em 08.07.2011.
Nessa gravação há o seguinte trecho:
Cachoeira:
Certamente, rapaz. Nós temos de ter jornalista na mão, ô Jairo. Nós
temos que ter jornalista. O Policarpo nunca vai ser nosso. A gente vai
estar sempre trabalhando para ele e ele nunca traz um negócio. Entendeu?
Por exemplo, eu quero que ele faça uma reportagem de um cara que está
matando a pau aqui, eu quero que eles façam uma reportagem da educação,
sabe, um puta de um projeto de educação aqui. Pra você ver: ontem ele
falou para mim que vai fazer a reportagem, mas acabando esse trem ai,
ele pega e esquece de novo. Quer dizer, não tem o troco sabe.
Em
dezembro de 2011, Veja publicou uma enorme série sobre o modelo
educacional chinês, com bom destaque para o modelo de escola chinesa:
A primeira diferença é do espaço
físico, especialmente da limpeza e do cuidado. A maioria das escolas que
visitei não tinha nada muito sofisticado ou diferente, mas também não
tinham nada fora do lugar ou improvisado. Os pisos das escolas eram
imaculadamente limpos, e em duas ocasiões presenciei algo que nunca vi
no Brasil, nem no tempo de estudante e nem em visitas a escolas: o
diretor ou vice-diretor que nos acompanhava se agachando para recolher
um pedaço de papel caído. Os prédios são parecidos com os de muitas
escolas brasileiras, ainda que um pouco mais verticalizados. As escolas
têm três ou quatro andares. São escolas grandes, a maioria com mais de
mil alunos. O sistema chinês é dividido em três níveis: o "Elementary",
do 1º ao 6º ano;
Por Ana Barbosa
"Middle", do 7º ao 9º, e o "High School", de três anos. Em Xangai há uma leve alteração: 5-4-3 ao invés de 6-3-3.Não visitei nenhuma escola que tivesse os três níveis. A maioria tinha apenas um nível, ou no máximo dois (middle e high). Em algumas escolas cada série ocupava um andar. Essa organização do espaço é relevante. Pois em cada andar há uma sala de professores, e essa divisão permite que professores das mesmas séries estejam em contato frequente e tenham a formação do seu grupo de estudos facilitado (veja o capítulo 3). A sala de professores não tem nada a ver com esse espaço social e descontraído dos colégios brasileiros: em Xangai, cada professor tem o seu cubículo, em que guardam livros e materiais de sua disciplina e onde também há um computador, onde preparam o material de aula (sempre da marca Lenovo, empresa chinesa que adquiriu o negócio de PCs da IBM).
Por Ana Barbosa
"Middle", do 7º ao 9º, e o "High School", de três anos. Em Xangai há uma leve alteração: 5-4-3 ao invés de 6-3-3.Não visitei nenhuma escola que tivesse os três níveis. A maioria tinha apenas um nível, ou no máximo dois (middle e high). Em algumas escolas cada série ocupava um andar. Essa organização do espaço é relevante. Pois em cada andar há uma sala de professores, e essa divisão permite que professores das mesmas séries estejam em contato frequente e tenham a formação do seu grupo de estudos facilitado (veja o capítulo 3). A sala de professores não tem nada a ver com esse espaço social e descontraído dos colégios brasileiros: em Xangai, cada professor tem o seu cubículo, em que guardam livros e materiais de sua disciplina e onde também há um computador, onde preparam o material de aula (sempre da marca Lenovo, empresa chinesa que adquiriu o negócio de PCs da IBM).
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-interesses-de-veja-e-cachoeira-na-educacao
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