Translate
terça-feira, 2 de julho de 2013
China critica declarações dos EUA sobre ataque em Xinjiang
O governo chinês espera que os Estados Unidos evitem utilizar o duplo padrão ao falar do terrorismo, declarou em 28 de junho passada a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.
Hua fez o comentário em resposta a uma pergunta sobre as declarações dos Estados Unidos sobre um ataque violento terrorista ocorrido na quarta-feira (26) na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China.
Ao todo 24 pessoas foram assassinadas por desordeiros em um ataque na vila de Lukqun do distrito de Shanshan de Xinjiang. Os agitadores atacaram as estações de polícia, um edifício de escritórios do governo local e um site de construção, e atearam fogo em carros da polícia.
O incidente também feriu 21 policiais e civis. A polícia matou a tiros 11 desordeiros no local e deteve outros quatro que se feriram.
Os Estados Unidos indicaram que continuam acompanhando as reportagens sobre a violência, e pediram à China para conduzir uma investigação minuciosa e transparente, bem como efetuar um processo judicial e proteção legal aos detidos.
O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Patrick Ventrell, comentou que Washington está "profundamente preocupado" com as atuais reportagens sobre as discriminações e restrições contra os uigures e muçulmanos na China.
"Conhecemos as declarações do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA", afirmou Hua, acrescentando que a China fica insatisfeita com os comentários do porta-voz, bem como com as críticas dos Estados Unidos sobre as políticas étnicas e religiosas chinesas.
A porta-voz mencionou que o governo chinês protege os direitos das pessoas de todos os grupos étnicos conforme a lei, incluindo sua liberdade de religião.
Os Estados Unidos foram vítimas do terrorismo e são totalmente conscientes do perigo trazido pelo terrorismo, indicou.
A China espera que os Estados Unidos trabalhem com a comunidade internacional para combater o terrorismo e impulsionar a cooperação internacional, expressou.
Fonte: Rádio Internacional da China
Publicado no portal Vermelho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário