De acordo com estatísticas do Ifop, partidos de esquerda conseguirão, juntos, mais de 45% dos votos
De acordo com uma pesquisa eleitoral publicada neste domingo (20/05) pelo Ifop (Instituto Francês de Opinião Pública, na sigla em francês) a candidata da extrema-direita francesa Marine Le Pen será derrotada nas eleições parlamentares do próximo mês de junho pelo candidato da Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon.
Segundo as estatísticas, Le Pen conseguirá vencer Mélanchon com cinco pontos percentuais de diferença no primeiro turno. Contudo, o cenário se inverte na segunda fase da eleição e o candidato comunista ultrapassa a extrema-direita com confortáveis dez pontos de vantagem.
Le Pen surpreendeu analistas politicos e conseguiu alcançar a terceira colocação na eleição presidencial do início do mês. Um dos principais focos da campanha de Mélenchon tem sido justamente o recinto politico de Le Pen, a cidade industrial de Henin-Beaumont. Lá, a conservadora Frente Nacional conquistou 35% dos votos. Vencer as parlamentares na região é a prioridade da Frente de Esquerda para garantir sua influência política no país.
O candidato de Fraçois Hollande pelo Partido Socialista, Philippe Kermel, conseguirá 18% dos votos do primeiro turno Henin-Beaumont. Em um hipotético segundo turno, ele alcançaria 56% dos eleitores.
Kermel deve desistir da eleição se Mélenchon vencer no primeiro turno. O candidato da Frente de Esquerda também deve fazer o mesmo caso Kermel alcance a maior porcentagem da primeira fase do pleito.
Na França, as eleições parlamentares funcionam de forma distinta das parlamentares. Na corrida presidencial, apenas os dois candidatos mais votados passam para o segundo turno, como o que ocorreu entre François Hollande e Nicolas Sarkozy no início do mês. Já na escolha dos parlamentares franceses, basta superar a marca de 12,5% dos votos para ingressar no Segundo turno.
Em entrevista à emissora France 3, Marine Le Pen discordou dos resultados e acusou o Ifop de ser impreciso. "Os institutos de pesquisa deveriam ser um pouco mais modestos, em particular o Ifop, que previu que eu teria o mesmo percentual que Mélenchon durante as eleições presidenciais, quando, na realidade, alcancei 18% e ele 11%. Vamos esperar pelas eleições”, disse.
A pesquisa do Ifop também concluiu que os candidatos de Hollande irão superar os nomes da conservadora UMP, sigla do ex-presidente Nicolas Sarkozy. Socialistas e outros partidos da esquerda conseguirão entre 45 e 46% dos votos no próximo dia 10 de junho. Por sua vez, a UMP não conseguirá mais do que um terço desse resultado.
Fonte: Opera Mundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário